
A Escola Edmundo Pilz começou a ser construída, em Santa Rosa no ano 1964, após a instalação de várias indústrias, na década de 60, como a Óleo de Soja Merlyn, Óleo de Soja Igol, Frigorífico Prenda, Laticínios Mayer, Fundisa. Nessa comunidade criou-se o Bairro Industrial de Santa Rosa ocasionando grande êxodo rural pela oferta de empregos nas referidas indústrias, sendo que muitas famílias vieram se instalar nas proximidades. Logo sentiram a necessidade de uma escola para seus filhos e conseguiram três terrenos que foram doados pela família do Sr. Edmundo Pilz, que faleceu em 1955 e que já havia recomendado aos herdeiros a doação dos terrenos para a construção da mesma.

A nova escola iniciou suas atividades em caráter provisório com classes e cadeiras arrecadas na comunidade. A data oficial do início da escola é do Dec. Estadual, de
28 de setembro 1966, criando, assim, a
Escola Integrada de Santa Rosa. Os alunos permaneciam na escola em tempo integral, onde em um turno estudavam as matérias básicas e no outro, eram aplicadas atividades extraclasse.

Em 1968 o nome é alterado para Escola Estadual Ed. Pilz em homenagem ao doador dos terrenos. Em 1979, o nome foi alterado novamente para Grupo Escolar Edmundo Pilz. Depois houve uma nova alteração, para Escola Est. De 1º Grau incompleto Edmundo Pilz.

No ano de 1993, em janeiro, ocorreu um incêndio que queimou praticamente toda a escola e a mesma teve que funcionar por vários anos em um local não adequado, no prédio do Sindicato dos Trabalhadores em Alimentação.

Após alguns anos, em 31/08/1997, foi inaugurado um novo prédio. Em 1998, o nome foi alterado para Escola Estadual de 1º Grau Edmundo Pilz e em 2011, nova alteração, para
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO EDMUNDO PILZ. A escola iniciou com três turmas das séries iniciais, hoje conta com 9 turmas do Ensino
Fundamental, 04 turmas do Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos (EJA), em torno de 270 alunos, 42 professores e funcionários.
Neste ano, no dia 28 de setembro, completa
50 ANOS-JUBILEU DE OURO, de atuação educacional na comunidade santa-rosense.
Pela importância desses 50 anos de dedicação ao trabalho educacional, solicitamos, aos nobres pares, a aprovação da presente matéria.
Sala das Sessões, 12 de setembro de 2016