100%

Sessão lembrou os 70 anos de criação da Fundação Educacional Machado de Assis

A Câmara de Vereadores de Santa Rosa realizou Sessão Especial na noite de segunda-feira, 6, para entregar Menção Honrosa à Fundação Educacional machado de Assis (FEMA), pelos seus 70 anos de atividades em prol da educação.
A Sessão, presidida por Marcos Migue Knorst, ocorreu no Plenário Etore Alberto Beltrame, reunindo lideranças e integrantes da FEMA.
A proposta da homenagem partiu do vereador Dado Silva (PT) e aprovada por unanimidade.
Em sua fala, o vereador proponente, que também é professor, enalteceu o trabalho desenvolvido pela instituição, através de suas escolas e faculdade, levando conhecimento e preparando o cidadão para a vida, focando-se em valores relacionados à cidadania, dignidade e respeito ao próximo.
Presidente da FEMA, o professor Danilo Polacinski agradeceu a iniciativa do Poder Legislativo, narrando a importância da caminhada e das conquistas em prol da educação e o desenvolvimento da cidade e região, através do esforço e da união de homens e mulheres, que, ao longo de sete décadas, dedicaram – e dedicam – seu tempo por um bem comum. Citou a liderança de Fioravante Pedrazani, fundador e primeiro diretor do então Instituto Machado de Assis, que entrou em atividade em 1949, e de Saul Dante Liberali, que presidiu a Fundação Educacional Machado de Assis e que morreu em 2011.
O prefeito Alcides Vicini, ao se manifestar ressaltou a importância da FEMA, através de sua escola e faculdade, para o progresso de Santa Rosa, ao preparar profissionais, nas mais diversas áreas para o mercado de trabalho e para a vida.
A FEMA foi fundada em 1949, sob a denominação de Instituto Machado de Assis, por iniciativa de líderes educacionais, empresariais, comunitários e autoridades do então 1º RCMEC, para atender a demanda de alunos que trabalhavam durante o dia e necessitavam de um curso ginasial à noite.
O primeiro diretor, o professor Fioravante Pedrazani, chegou em Santa Rosa, em 1º de março de 1948, para lecionar no departamento masculino do Ginásio Santa Rosa de Lima e, após ser indicado para o turno da noite no Curso de Alfabetização de Adolescentes e de Adultos, percebeu a necessidade de ter, na cidade, um colégio com aulas noturnas. Com a ajuda de vários santa-rosenses, cria o Instituto Machado de Assis.
Naquele tempo, as primeiras aulas foram ministradas na Prefeitura e em um anexo de uma fábrica de sabão. Com o passar dos anos, os espaços não suportaram mais a demanda dos alunos, alugando-se, assim, parte das dependências do antigo Hotel Joner. Pelo fato de os fundadores desejarem construir algo significativo para Santa Rosa, em 1952, é oficializada a Escola Técnica Machado de Assis, pioneira nesse tipo de ensino na região, tendo, em 1954, formado a primeira turma de Técnicos em Contabilidade.
Em 1961, é estabelecida a atual denominação: Fundação Educacional Machado de Assis e, no mesmo ano, Fioravante Pedrazani inicia o processo de implantação do Ensino Superior em Santa Rosa. Autorizado, em 1969, na vinda da extensão da PUC de Porto Alegre, o Curso de Ciências Contábeis e, em 1989, o Curso de Educação Artística, habilitação em Artes Plásticas e Desenho. Mais tarde, implantam-se os cursos de Administração – habilitação em Comércio Internacional, Serviço Social, Direito, Gestão de RH e Gestão da Tecnologia da Informação.
Atualmente as Faculdades Integradas Machado de Assis oferecem os Cursos Superiores em Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, Direito, Gestão de Recursos Humanos e Gestão da Tecnologia da Informação. Ainda, oportuniza a sequência dos estudos em cursos de Pós-graduação, como MBA em Auditoria e Perícia Contábeis, MBA em Gestão com Pessoas e Especialização em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário Aplicados.
Já a Escola Técnica Machado de Assis ministra Cursos Técnicos em Administração, Agronegócio, Enfermagem, Farmácia, Informática, Logística e Segurança do Trabalho, planejando novas propostas. Ainda, oferece o Ensino Infantil, Fundamental I e II e Médio.
 
Protocolos desta Publicação:Criado em: 08/05/2019 - 17:09:27 por: Claudiomiro Sorriso - Alterado em: 08/05/2019 - 17:09:27 por: Claudiomiro Sorriso

Notícias

Três projetos de leis serão debatidos na sessão desta segunda-feira
Três projetos de leis serão debatidos na sessão desta segunda-feira

Três projetos de leis estarão na Ordem do Dia da sessão ordinária desta segunda-feira, 17.
Os vereadores estiveram reunidos na manhã de hoje na sala das Comissões Permanentes para debater a pauta e os pareces. Um dos projetos é a Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município (0001/2019), de autoria do Poder Executivo, que dá nova redação ao inciso IX do artigo 6º à referida Lei, que trata sobre concessão, permissão e outorga do transporte coletivo e serviços de táxi e de carona remunerada através do uso de aplicativos.
No dia 5 de junho, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara de Vereadores havia realizado audiência pública para debater proposta.

Presidente da Câmara de Horizontina visita Legislativo santa-rosense
Presidente da Câmara de Horizontina visita Legislativo santa-rosense

O presidente da Câmara de Vereadores de Horizontina, Rafael Tiago Godoy (MDB), esteve em visita ao Poder Legislativo santa-rosense na última semana. Ele foi recebido pelo contabilista Joel Faccin e pelos assessores Heitor Henrique Cardoso (Jurídico), Ângelo Zenni (Presidência) e Claudiomiro Sorriso (Comunicação). Rafael veio conhecer a estrutura da Câmara de Santa Rosa, relacionada à parte de divulgação das ações do Poder Legislativo, como o sistema de transmissão das sessões via rádio e redes sociais, a fim de ampliar e melhorar a transparência das ações junto ao Legislativo horizontinense.

Presidente da Câmara participou de reunião que tratou dos avanços da TecnoPuc
Presidente da Câmara participou de reunião que tratou dos avanços da TecnoPuc

O presidente da Câmara de Vereadores, Marcos Migue Knorst, participou na manhã desta sexta-feira, 14, de reunião que tratou do projeto TecnoPuc, parceria firmada entre o Polo Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS) e Fundação Educacional Machado de Assis.
O encontro, que reuniu lideranças do município, contou com a participação do gestor do Polo Tecnológico, Júlio Ferst, que durante a semana realizou inúmeras visitas no município, já que a proposta da PUC visa criar ambientes tecnológicos em cidades do interior.

OAB e Câmara de Vereadores se unem para debater Reforma da Previdência
OAB e Câmara de Vereadores se unem para debater Reforma da Previdência

A Câmara de Vereadores e a Subseção de Santa Rosa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) promovem na segunda-feira, dia 24 deste mês, Audiência Pública para debater a Reforma da Previdência. Será no Plenário Etore Alberto Beltrame, a partir das 19h30min. O evento é gratuito e aberto aos profissionais da área do Direito, servidores públicos e comunidade interessada no tema. Serão painelistas os advogados Tiago Beck Kidrick e Ariani Zanardo.

Ginásio do antigo Liminha recebe o nome de João Batista Moroni
Ginásio do antigo Liminha recebe o nome de João Batista Moroni

O Ginásio de Esportes construindo pelo Colégio Franciscano Santa Rosa de Lima, o Liminha, e adquirido pelo município em 2018, vai receber o nome de João Batista Moroni. A iniciativa foi dos vereadores Aldair Melchior e Nelci Dani, ambos do Partido Progressista (PP). A proposta foi aprovada na sessão ordinária desta segunda-feira, 10.
A ideia dos proponentes foi manter resgatada a história do grande atleta que foi Joãozinho Moroni, que já havia recebido a homenagem em 1989, através da Lei 2.172, que deu seu nome ao ginásio municipal, que agora será demolido.

Morre Maria Foliatti, a homenageada deste ano na Sessão do Dia Internacional da Mulher
Morre Maria Foliatti, a homenageada deste ano na Sessão do Dia Internacional da Mulher

A Câmara de Vereadores de Santa Rosa se solidariza com os familiares e amigos da senhora Maria de Fátima Foliatti, 63 anos, falecida na manhã desta sexta-feira, 7. Ex-presidente e atual tesoureira da Associação das Damas de Caridade, mantenedora do Lar dos Idosos, Maria Foliatti foi a homenageada deste ano na tradicional Sessão Solene do Dia Internacional da Mulher, realizada em 8 de março, por indicação do vereador Máximo Altemir Martins Timirinho.

Comitiva cumpre agenda extensa e produtiva na China
Comitiva cumpre agenda extensa e produtiva na China

A intenção da Frente Parlamentar Brasil-China e Rio Grande do Sul, da Assembleia Legislativa gaúcha é, assim que retornar ao Brasil na próxima semana, agendar encontros com o Governo do Estado e Presidência da República para apresentar relatório da viagem e narrar as inúmeras possibilidades de cooperação entre os dois países e, de forma especial, o Rio Grande do Sul.
Nesta semana a agenda foi cheia, mais uma vez, com inúmeros encontros, conferências e visitas a cidades que fazem parte da grande metrópole que é Shanghai (Xangai). Via internet, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Rosa, Marcos Migue Knorst, destacou nesta semana que os encontros estão sendo produtivos e a estadia muito acolhedora. Migue disse também que o aprendizado está sendo intenso e que é visível o desejo de cooperação e de negócios dos empresários e governo chinês com o Estado.

Vereadores debatem alterações no Regimento Interno
Vereadores debatem alterações no Regimento Interno

Os vereadores de Santa Rosa se reuniram nesta semana para debater alterações sugeridas pela Comissão Especial que trabalha desde 2018 na revisão e atualização do Regimento Interno da Câmara. O Projeto Substitutivo, em tramitação, teve prazo até 20 de maio para apresentação de emendas pelos vereadores. O Regimento Interno rege as atribuições administrativas e legislativas da Câmara de Vereadores, definindo os trâmites dos projetos de leis, o andamento das sessões e norteia as ações do Legislativo, definindo também direitos e deveres dos vereadores e, ainda, as competências da Mesa Diretora e Comissões Técnicas. Seu texto-base é datado de dezembro de 1996, com revisões e alterações ocorridas em 2008 e 2010.

Câmara prestou homenagens ao CREA-RS pelos 85 anos de sua criação
Câmara prestou homenagens ao CREA-RS pelos 85 anos de sua criação

Os 85 anos de criação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS), que serão comemorados na quinta-feira, 30, foram enaltecidos pela Câmara de Vereadores de Santa Rosa, durante Sessão Especial realizada na noite desta segunda-feira, 27.
A proposta de homenagem à entidade, instalada em 1934 no estado e em 1977 em Santa Rosa, foi do vereador Paulo Roberto dos Santos (PPS).
A sessão, ocorrida no Plenário Etore Alberto Beltrame, foi conduzida pelo presidente em exercício da Câmara de Vereadores, Cláudio Schmidt, que afirmou que prestar homenagem ao CREA é reconhecer sua trajetória exitosa, não só em prol dos profissionais que integram o Conselho mas também em defesa de um desenvolvimento harmônico da sociedade. A sessão foi prestigiada por lideranças de diversas entidades, profissionais ligados à Inspetoria Regional e pelo vice-prefeito Luis Antônio Benvegnú, que fez questão de enaltecer a importância do órgão e de seus profissionais, principalmente no âmbito local.  

Hoje tem Sessão Especial para homenagear os 85 anos do CREA-RS
Hoje tem Sessão Especial para homenagear os 85 anos do CREA-RS

A Câmara de Vereadores realiza Sessão Especial na noite desta segunda-feira, 27, para a entrega de Menção Honrosa ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS) pela passagem dos 85 anos de sua fundação. A Sessão, proposta pelo vereador Paulo Roberto dos Santos (PPS), acontece a partir das 20h no Plenário Etore Alberto Beltrame. 

Audiência no dia 30 vai avaliar cumprimento das Metais Fiscais da Administração
Audiência no dia 30 vai avaliar cumprimento das Metais Fiscais da Administração

A Comissão de Fiscalização, Controle, Obras e Serviços Públicos da Câmara de Vereadores realiza na quinta-feira, 30, Audiência Pública junto ao Plenário Étore Alberto Beltrame.
Na oportunidade, integrantes da Administração Municipal estarão demonstrando e avaliando o cumprimento das Metas Fiscais do 1º Quadrimestre de 2019. Aberta à comunidade, a audiência inicia às 20h e será coordenada pelo vereador Luiz Renato Kreutz, presidente da Comissão.

Comitiva gaúcha que está na China segue roteiro de visitas
Comitiva gaúcha que está na China segue roteiro de visitas

A Comitiva de gaúchos, entre eles santa-rosenses, que estão em missão na China desde segunda-feira, 20, segue para seu terceiro dia de visitas e encontros, com a troca de muitas informações. No grupo está o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Rosa, Marcos Migue Knorst, o presidente da ACISAP, Odaylson Éder e o presidente da Fundação Municipal da Saúde, Anderson Mantei. A primeira audiência na cidade de Shanghai (Xangai) foi na Tongnji University, onde o grupo conversou com Cindy Wang, reitora da instituição na área de cooperação internacional.

Migue viaja à China e Schmidt assume presidência da Câmara
Migue viaja à China e Schmidt assume presidência da Câmara

O vereador Claudio Schmidt (MDB) assumiu o comando do Poder Legislativo santa-rosense e permanece na presidência até o dia 02 de junho. Marcos Migue Knorst (PCdoB) encontra-se na China, onde integra uma comitiva de lideranças gaúchas que estão em missão, na busca de investimentos para o Rio Grande do Sul. O ato de troca de comando ocorreu na tarde de sexta-feira, 17. Na manhã de segunda-feira, 20, já empossado, Schmidt encontrou-se com membros da Mesa Diretora para avaliar a pauta de trabalho e participou da reunião das Comissões Permanentes, onde foram apreciados e debatidos projetos de leis em tramitação na Câmara.

Audiência Pública sobre saúde apreciará Relatório da Fumssar
Audiência Pública sobre saúde apreciará Relatório da Fumssar

A Câmara de Vereadores de Santa Rosa realiza Audiência Pública nesta quarta-feira, 22 de maio. Convocada pela Comissão de Saúde, Direitos Humanos e Assistência Social, presidida pelo vereador Osório Antunes dos Santos, o encontro acontece a partir das 18h no plenário Etore Alberto Beltrame do Poder Legislativo. Na oportunidade, a Fundação Municipal de Saúde apresenta Relatório de Gestão Financeiro e de Atenção Básica à Saúde referente aos investimentos e ações da instituição no 1º Quadrimestre de 2019.

Ramão Moreira assume por 15 dias cadeira de Dado Silva
Ramão Moreira assume por 15 dias cadeira de Dado Silva

O professor Ramão Moreira, suplente da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), assume nesta segunda-feira, 13, a cadeira do titular Dado Silva, permanecendo no cargo por 15 dias. Ramão ficou na quarta suplência nas eleições municipais de 2016, quando obteve 604 votos. Na parte da manhã ele participou da reunião das Comissões Permanentes, que apreciou projetos de leis em tramitação.