100%

Seleção para Estágios Remunerados

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
 
  1.  O processo seletivo público será regido pelo presente Edital, de forma que a inscrição do candidato implicará no conhecimento e aceitação das normas e condições aqui previstas.
  2. O processo seletivo público destina-se ao preenchimento de vagas de estágio existentes atualmente e das que ocorrerem dentro do prazo de validade do presente processo seletivo, a serem providas gradativamente, sempre no interesse da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Rosa, observada à ordem classificatória dos aprovados.
  3. A Celebração do Termo de Compromisso de Estágio obedecerá ao disposto da Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008 c/c Lei Municipal nº 5.258/2015 de 27 de outubro de 2015.
  4. O edital de abertura do presente processo seletivo será publicado integralmente no painel de publicações oficiais e no site da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Rosa (www.camarasantarosa.rs.gov.br), assim como no site do CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA ESCOLA DO RIO GRANDE DO SUL – CIEE – RS (www.cieers.org.br), sendo o seu extrato veiculado uma vez, em jornal de circulação local, no dia 06 de abril de 2018.
 
  1.  INSCRIÇÕES
 
  1. LOCAL: As inscrições serão recebidas nas dependências do CIEE – RS – PA Santa Rosa, localizado na Av. Rio Branco, 657 – Sala 202, Bairro Centro - Santa Rosa – RS
  2. DATA: Em dias úteis, no período de 09/04/2018 a 18/04/2018.
  3. HORÁRIO: das 08h00 às 12h00 e das 13h30mim às 17h00min.
 
 
 
  1.  CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO:
 
  1.  Ser brasileiro ou naturalizado;
  2. Ter completado 16 anos até o ato da inscrição;
  3. Apresentar no ato da inscrição os seguintes documentos:
  4. Cópia do RG
  5. Cópia do CPF
  6. As inscrições serão recebidas no endereço citado no item 2.1, apenas mediante a apresentação dos documentos relacionados no item anterior;
  7. As inscrições devem ser realizadas pelo próprio candidato. Não serão aceitas inscrições por procurações.
  8. O candidato deverá estar ciente das exigências e condições para realização de estágios não obrigatórios, definidas pela Instituição de Ensino e pelo Conselho Regional e/ou Federal da categoria, sob pena de, mesmo que aprovado, não ter sua contratação efetivada em virtude do não atendimento destas exigências legais.
  9. O candidato ao efetivar sua inscrição, assume inteira responsabilidade pelas informações constantes no seu requerimento de inscrição, sob as penas da lei, bem como assume que está ciente e de acordo com as exigências e condições estabelecidas neste Edital, do qual o candidato não poderá alegar desconhecimento, ficando, desde já cientificado de que as informações inverídicas ou incorretas por ele prestadas na ocasião da inscrição resultarão automaticamente na sua desclassificação.
  10. A qualquer tempo poder-se-á anular a inscrição, a prova ou o contrato do candidato, se verificadas falsidades de declarações ou irregularidades nas provas ou documentos.
  11. O candidato não poderá inscrever-se:
I - caso esteja vinculado ou pretenda vincular-se a curso não relacionado no Quadro Geral de Vagas;
 II - caso a Instituição de Ensino a qual está vinculado o estudante não atenda os requisitos da Lei Federal 11.788/2008 em seu Art. 5º, § 3º.
III - caso descumpra qualquer dos requisitos constantes neste Edital.
 
 
  1. QUADRO GERAL DE VAGAS
 
 
ÁREA NÍVEL ESCOLARIDADE CURSOS Nº DE VAGAS
Administrativa Médio Ensino Médio CR
Administrativa – Comunicação Social Médio Técnico em Publicidade 01
Administrativa – Financeira Superior Administração, Economia / Ciências Econômicas e Ciências Contábeis CR
Administrativa – Gestão de Pessoas Superior Gestão de Recursos Humanos e Gestão Pública CR
Informática Médio ou Superior Técnico em Informática, Tecnologia em Rede de Computadores, Sistema de Informação e Ciências da Computação CR
Jurídico Superior Direito e Ciências Jurídicas e Sociais CR
Observações: Este processo seletivo público destina-se ao preenchimento de vagas existentes e classificação de candidatos às vagas futuras (CR - cadastro reserva), conforme especificado no Quadro Geral de Vagas.
 
  1.  PROVAS
 
  1.  DATA: 22/04/2018
  2. HORÁRIO DE APLICAÇÃO DAS PROVAS: 9h00min
  3. TEMPO DE DURAÇÃO: 01h30min
  4.  LOCAL:  Na Instituição de Ensino SEG, localizada na Rua São Francisco, nº 400, Centro – Santa Rosa.
  5. ETAPAS: O Processo Seletivo consiste de uma única etapa: PROVA ESCRITA.
  6. FORMATAÇÃO: A prova será composta de 20 questões objetivas, com peso de 05 pontos cada uma.
  7.  A nota final do candidato será obtida de acordo com o número de acertos, multiplicado pelo peso de cada questão, tendo o valor máximo de 100 (cem) pontos.
  8. Os candidatos deverão comparecer ao local da prova, preferencialmente com antecedência de 45 minutos em relação ao horário previsto para aplicação das provas, munidos do comprovante da inscrição, do documento de identidade com foto e de caneta esferográfica azul ou preta.
  9. Durante a prova não será permitido o uso de calculadoras, celulares, ou qualquer outro equipamento de comunicação, bem como consultas a obras ou impressos de qualquer espécie.
  10. Candidatos flagrados fazendo uso de qualquer meio de consulta serão automaticamente desclassificados.
  11. Os candidatos somente poderão sair da sala acompanhados de um monitor.
  12. A divulgação dos gabaritos preliminares se dará no dia 23/04/2018, no painel de publicações oficiais da Câmara de Vereadores de Santa Rosa e nos sites www.cieers.org.br, do CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA ESCOLA DO RIO GRANDE DO SUL – CIEE – RS e www.camarasantarosa.rs.gov.br da Câmara de Vereadores de Santa Rosa.
 
  1.  CLASSIFICAÇÃO
 
  1.  Os candidatos serão classificados pelo somatório dos pontos em suas provas;
  2. Será considerado aprovado no Processo Seletivo, dentro do seu respectivo curso, conforme inscrição, o candidato que obtiver média igual ou superior a 50 (cinquenta) pontos.
  3. O candidato aprovado será classificado na ordem decrescente dos pontos obtidos, na área de formação, conforme ficha de inscrição.
  4.  Ocorrendo empate na classificação serão utilizados os seguintes critérios para desempate:
I – maior número de acertos em Conhecimentos Gerais
II – maior número de acertos em Língua Portuguesa
III – maior idade.
  1. A divulgação da listagem da classificação final dos candidatos, bem como a Homologação do processo seletivo, ocorrerá no dia 27/04/2018.
  2. Homologado o resultado final do processo seletivo, os candidatos aprovados serão relacionados por ordem de classificação, por curso, de acordo com inscrição, em lista publicada no painel de publicações oficiais e no site da Câmara de Vereadores de Santa Rosa (www.camarasantarosa.rs.gov.br), bem como no site do CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA ESCOLA DO RIO GRANDE DO SUL – CIEE – RS – (www.cieers.org.br).
  3.  Os candidatos não aprovados serão relacionados exclusivamente pelo número de inscrição.
 
 
  1.  RECURSOS
 
  1.  Os prazos para interposição de recursos estão estabelecidos no Anexo I – CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO PROCESSO SELETIVO.
  2. O recurso só será admitido para o único efeito de correção de notório erro de fato.
  3. Os recursos deverão ser dirigidos ao Centro de Integração Empresa Escola do Rio Grande do Sul – CIEE – RS – Unidade de Santa Rosa, através do e-mail santarosa@cieers.org.br ou elemar.lenz@cieers.org.br, responsável pela elaboração do Processo Seletivo, a quem cabe a responsabilidade de julgar os recursos impetrados, os quais deverão estar devidamente fundamentados, constando o nome do candidato, número de inscrição, a vaga que concorre, o telefone e endereço para correspondência.
  4. O recurso interposto fora do prazo e/ou que não contenha os dados supramencionados e os fundamentos do pedido não será conhecido, determinando-se o respectivo arquivamento.
  5. Não será aceito pedido de reconsideração de recursos.
 
  1.  PROVIMENTO DAS VAGAS
 
  1.  O provimento das vagas ficará a critério da Câmara de Vereadores de Santa Rosa, observados o interesse, a necessidade e a conveniência do serviço público, respeitando a compatibilidade destas com as atividades escolares desenvolvidas pelo estudante, de acordo com a legislação vigente.
  2. Os demais candidatos formarão um cadastro de reserva, cuja contratação estará condicionada à liberação e/ou criação futura de vagas no prazo de validade deste processo seletivo público de Contratação de Estagiários.
  3. Os primeiros aprovados serão convocados a assinar o Termo de Compromisso de Estágio, de acordo com a disponibilidade e interesse da Câmara de Vereadores de Santa Rosa.
  4. Os aprovados remanescentes poderão ser chamados posteriormente, caso ocorram desistências, ou o surgimento de novas vagas para as respectivas áreas de atuação (lista de espera).
  5. Aos portadores de deficiência é assegurado o direito de inscrição, podendo concorrer a 10% (dez por cento) das vagas oferecidas pela parte concedente, na área de inscrição, desde que haja compatibilidade entre as atribuições da vaga e a deficiência de que são portadores.
  6. O valor da bolsa-auxílio estágio para carga horária de 06 horas diárias e 30 horas semanais é de R$ 806,22 (oitocentos e seis reais e vinte e dois centavos).
  7. Para a carga horária de 04 horas diárias e 20 horas semanais, o valor da bolsa-auxílio estágio a remuneração será de R$ 537,50 (quinhentos e trinta e sete reais e cinquenta centavos).
 
  1.  DOS REQUISITOS PARA CONTRATAÇÃO
 
  1. Ter sido aprovado no processo seletivo público;
  2. Ter preenchido corretamente os dados para contato no requerimento de inscrição e mantido atualizados os dados para contato junto ao CIEE – RS;
  3. Cumprir as determinações deste Edital;
  4. Não ter completado o período máximo de 24 meses de estágio junto a Câmara de Vereadores de Santa Rosa.
  5. Após convocação para admissão, apresentar-se ao CIEE – RS – Unidade de Santa Rosa, com prazo máximo de 02 (dois) dias úteis, contados a partir da data do recebimento da convocação, para manifestar-se, por escrito, a respeito do interesse, ou não, em assumir a vaga;
  6. Não comparecendo o candidato convocado no prazo estabelecido no item 9.5, este será considerado eliminado do processo seletivo e serão convocados os demais aprovados, observando-se a lista classificatória;
  7. O candidato aprovado que manifestar o interesse em não assumir a vaga nesta convocação, poderá requerer, por escrito, por uma única vez, no período de validade deste processo seletivo, sua alocação no final da lista de aprovados;
  8. Havendo confirmação do interesse em assumir a vaga, o candidato deverá, em no máximo 05 (cinco) dias úteis, apresentar ao CIEE – RS – Unidade de Santa Rosa:
  • Comprovante de matrícula e/ou frequência, atualizado, do curso com o qual requereu a sua inscrição;
  • Cópia RG e CPF;
  • Cópia do Cartão e/ ou Contrato constando o número da sua conta corrente ou poupança de qualquer agência bancária.
    1.  Após apresentação dos documentos listados no item 9.8 ao CIEE – RS – Unidade de Santa Rosa, comparecer na setor de Contabilidade da Câmara Municipal de Vereadores de  Santa Rosa, localizado na Rua Guaporé, nº 376, Centro, Santa Rosa-RS e apresentar a seguinte documentação:
  • 02 fotos 3x4;
  • Fotocópia do CPF, Cédula de Identidade, Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Comprovante de matrícula escolar atualizado, do curso com o qual se candidatou à vaga;
    1. O candidato aprovado que não cumprir rigorosamente todos os requisitos estabelecidos neste edital fica impedido de assumir a vaga, o qual deverá assinar documento elaborado pelo CIEE – RS – Unidade de Santa Rosa, onde estarão elencados os requisitos não atendidos;
    2. Não poderá assumir a vaga o candidato que não tiver no mínimo 06 (seis) meses restantes até a conclusão do curso ao qual está vinculado à Instituição de Ensino;
    3. A habilitação e classificação neste processo seletivo público não assegura ao candidato o direito de ingresso automático no quadro de pessoal de estagiários da Câmara de Vereadores de Santa Rosa. A convocação é de competência da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Rosa, por meio de seu departamento competente, dentro do interesse e conveniência da mesma, observada a ordem de classificação dos candidatos.
 
 
  1.  CONTEÚDO E SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS
 
  1. Língua Portuguesa:
I. As questões de Língua Portuguesa contemplarão conteúdos em nível de Ensino Fundamental e Médio.
  1. Conhecimentos Gerais
I. Informações referentes a temas relacionados a atualidade, cidadania, consciência ecológica, geografia, história e meio ambiente.
II. Informações históricas da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Rosa; das Legislaturas; do município, eventos e curiosidades do município de Santa Rosa, extraídos do site  www.camarasantarosa.rs.gov.br .
III. Informações históricas e estatísticas do Município de Santa Rosa, tais como dados populacionais, habitantes no meio rural e urbano e número de homens e mulheres, entre outros, extraídos do site  www.santarosa.rs.gov.br .
IV. Lei municipal nº 5.258/2015 e Lei Federal nº 11.788/2008 – Lei dos Estágios.
 
  1. DISPOSIÇÕES GERAIS
 
  1. O prazo de validade do presente processo seletivo público para contratação de estagiários, será de 01(um) ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por uma única vez, a critério da Câmara, por igual período.
  2. Para a prestação de estágio no serviço público municipal, os estudantes deverão estar matriculados e frequentando regularmente as aulas em instituições de ensino reconhecidas pelo Ministério da Educação, conveniadas com o CIEE – RS e atender os seguintes requisitos:
 
ESTUDANTES DE NÍVEL MÉDIO (Ensino Médio e EJA)
  • Estar matriculado e frequentando aulas a partir do 2º (segundo) ano.
  • Estar matriculado no mínimo na totalidade (etapa) 7 da EJA.
 
ESTUDANTES DE CURSOS TÉCNICOS
       • Estar cursando a partir do 1º (primeiro) ano.
 
ESTUDANTES DE CURSOS SUPERIORES
  •  Estar cursando a partir da 3ª fase/período/semestre.
 
  1. Fica eleito o Foro da Comarca de Santa Rosa – RS para dirimir quaisquer litígios decorrentes do processo de seleção.
  2. Integra o presente Edital anexos com o Cronograma de execução do processo seletivo e as especificações das funções a serem desempenhadas.
 
Este processo seletivo visa cumprir as determinações do contrato para prestação dos serviços de Agenciamento de Estágios junto a Câmara de Vereadores de Santa Rosa e será de inteira responsabilidade do Agente de Integração contratado para este fim, Centro de Integração Empresa Escola do Rio Grande do Sul – CIEE – RS.
 
 
              Santa Rosa, 04  de abril  de  2018.
 
 
     ______________________________________
        Ver. LUIZ  RENATO  KRETUZ  SCHAEFER
                Presidente da Câmara Municipal
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ANEXO I
 
CRONOGRAMA   DE   EXECUÇÃO   DO   PROCESSO  SELETIVO
 
PROCEDIMENTOS DATAS
Publicação do Edital do Processo Seletivo 06/04/2018
Período de Inscrições 09 a 18/04/2018
Homologação das inscrições 19/04/2018
Aplicação das provas 22/04/2018
Divulgação da prova e do gabarito 23/04/2018
Prazo para interposição de recurso da prova e do gabarito Até às 17 horas do dia 24/04/2018
Divulgação da classificação preliminar 25/04/2018
Prazo para interposição de recurso da classificação preliminar Até 17 horas do dia 26/04/2018
Divulgação da classificação final e Homologação do Processo Seletivo 27/04/2018
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ANEXO   II
 
ESPECIFICAÇÕES  DE  FUNÇÕES  A  SEREM  DESEMPENHADAS
 
 
ADMINISTRATIVA
 
FUNÇÕES  PERMITIDAS: Conferência, organização e arquivamento de documentos e relatórios, atendimento ao público e telefonia, anotar recados, auxiliar no protocolo, atuar como usuário de sistema informatizado e digitar dados, auxiliar no cadastro de pessoas, prestar informações ao público, controlar agenda de compromissos,   elaboração de planilhas,  preenchimento de formulários internos, auxiliar no controle de estoque e de fichários, trabalhar em equipe, auxiliar nas atividades operacionais de atualização de certidões, auxiliar na confecção de contratos, auxiliar no recebimento, separação, ordenação e arquivamento de documentos; auxiliar na redação de correspondências.
 
 
ADMINISTRATIVAS – COMUNICAÇÃO SOCIAL
 
FUNÇÕES  PERMITIDAS: Auxiliar na redação de notícias, material impresso para divulgação, em correspondências; auxiliar na manutenção de página junto a WEB e outras contas;  movimentação interna e externa de correspondências e documentos; atuar junto ao processo legislativo; trabalhar  em  equipe; poderá atuar como usuário de sistema informatizado e digitar dados.
 
 
ADMINISTRATIVA -  FINANCEIRA
 
FUNÇÕES  PERMITIDAS: Auxiliar no planejamento, desenvolvimento e implementação de projetos e controles; consolidar dados em planilhas;  atuar na conferência, organização e arquivamento de documentos e relatórios; auxiliar na elaboração de contratos e cálculos; auxiliar no controle de entrada e saída de pedidos e materiais;  acompanhar as atividades de expedição e almoxarifado; acompanhar o controle de correspondências; elaborar e auxiliar no controle de desempenho de atividades;  acompanhar o tramite interno e externo de documentos; apoio ao preenchimento de cadastro; auxiliar na alimentação de dados em sistema; realizar  pesquisas  internas; trabalhar em equipe; auxiliar no recebimento, separação, ordenação e arquivamento de documentos; atuar como usuário de sistema informatizado e digitar dados; emitir  documentos; auxiliar no setor administrativo, contábil e financeiro.
 
 
ADMINISTRATIVA – GESTÃO  DE  PESSOAS
 
FUNÇÕES  PERMITIDAS: Auxiliar no acompanhamento de recursos Humanos, no recrutamento e na seleção de pessoal; auxiliar no encaminhamento de documentos de admissão e demissão de pessoal; auxiliar no controle de registro de frequência, férias e encaminhamento de funcionários; auxiliar na  emissão e tramitação de relatórios na área de pessoal; auxiliar no controle de entrega de benefícios aos funcionários; auxiliar nos processos de gestão e planejamento estratégico, de políticas de desenvolvimento; poderá atuar como usuário de sistema informatizado e digitar dados.
 
 
INFORMÁTICA
 
FUNÇÕES  PERMITIDAS: Auxiliar e acompanhar a execução de planos de manutenção, dos equipamentos, dos programas, das redes de computador e de sistemas operacionais; apoiar e auxiliar na criação e manutenção de páginas com acesso a banco de dados; auxiliar em testes e demonstrações de software; auxiliar na manutenção de websites;  auxiliar na administração de fluxo de informações geradas; auxiliar nas atividades de configurações, alterações e falhas de sistemas; auxiliar nas rotinas de manutenção de servidor (equipamento); trabalhar  em  equipe; organização, conferência e arquivo de documentos administrativos, financeiro, contábil e da área de recursos humanos; elaboração de instrumentos de controle, relatórios, planilhas; aturar como usuários de sistema informatizado e redação, programação e digitação de dados.
 
 
JURÍDICA
 
FUNÇÕES  PERMITIDAS: Analisar, conferir e organizar  documentos; auxiliar no acompanhamento e elaboração e licitações e contratos; cadastro de dados em processos; auxiliar na operação de sistema de gestão da Câmara Municipal, na atualização de informações da área jurídica;  apoiar a interpretação de normas; participar na análise e emissão  de pareceres; realizar pesquisas pertinentes as atividades da Câmara Municipal; trabalhar  em  equipe; auxiliar na criação de ferramentas de apoio e aperfeiçoamento dos processos internos;  atuar como usuário de sistema informatizado e digitar dados; auxiliar e  emitir  documentos, pareceres e atas de reuniões; acompanhar a tramitação de processos internos; prestar assistência jurídica, convênios, e na análise e elaboração de contratos; auxiliar na emissão de pareceres jurídicos e elaborar relatórios.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Protocolos desta Publicação:Criado em: 06/04/2018 - 10:47:23 por: Cris Lisiê Kurylo - Alterado em: 06/04/2018 - 10:47:23 por: Cris Lisiê Kurylo

Editais

Seleção para Estágios Remunerados
Seleção para Estágios Remunerados

O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE SANTA ROSA, Vereador LUIZ RENATO KREUTZ SCHAEFER, no uso de suas atribuições, torna público a abertura de inscrições para processo seletivo público, a ser realizado pelo CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA ESCOLA DO RIO GRANDE DO SUL – CIEE – RS, destinado ao preenchimento de vagas para realização de estágio remunerado, e formação de cadastro de reserva, para estudantes matriculados e com frequência regular em instituições de ensino superior; de educação profissional; do ensino médio e da educação especial nos devidos termos da Lei Federal 11.788/2008 e da Lei Municipal nº 5.258/2015, de 27 de outubro de 2015, para atuação nos diversos Departamentos da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Rosa, conforme Contrato de Prestação de Serviços 010/2016 e seus aditivos, decorrentes de licitação, modalidade Pregão Presencial de nº 001/2016.