100%

Sessão do projeto Vereadores Estudantes por um dia foi uma Aula de Cidadania

Criados há 16 anos, os projetos Câmara nas Escolas e Vereador por um dia, do Legislativo santa-rosense tiveram a edição de 2017 encerrada com chave de ouro na última terça-feira, 08, quando ocorreu a Sessão especial onde 15 estudantes viveram a experiência de ser vereador.
A sessão aconteceu no Plenário Étore Alberto Beltrame, que ficou completamente lotado, com as presenças de familiares, professores e colegas dos jovens escolhidos para representar seus educandários.
As indicações apresentadas por eles serão encaminhadas aos órgãos competentes. Os pedidos foram elaborados, após cada estudante conversar junto à comunidade escolar a qual representou, contando com o apoio dos assessores parlamentares de cada um dos 15 vereadores titulares da Câmara.
O vice-prefeito Luis Antônio Benvegnú e a secretária de Desenvolvimento Educacional, Lires Zimmermann Führ, prestigiaram a sessão, representando o Executivo.
Durante os trabalhos, coordenados pela estudante Natália Zirr Immich, da Escola Estadual de Educação Básica Cruzeiro, escolhida para presidir a sessão, cada um dos jovens vereadores teve espaço regimental para apresentar suas reivindicações e argumentar defesas das mesmas.
Ao assumirem o lugar do vereador titular junto ao plenário, cada participante recebeu uma Moção de Congratulações.
O projeto Vereador por um dia é sequência do projeto Câmara nas Escolas, que durante os meses de setembro e outubro foi desenvolvido pelo Legislativo, que visitou 15 educandários quando abordou com os estudantes temas relacionados ao papel do vereador e da Câmara no âmbito municipal. Coube à escola escolher entre os alunos seu representante. Após, o Legislativo promoveu um roteiro de visitas em Santa Rosa e Porto Alegre. No município, os jovens estiveram na Câmara, no Fórum e na prefeitura, onde foram recebidos pelo vice-prefeito Luis Antônio Benvegnú.
No dia 26 de outubro eles cumpriram agenda na capital, onde visitaram o Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa e o Palácio Piratini, onde foram recebidos pelo governador José Ivo Sartori e o vice José Paulo Cairoli.
No Palácio da Justiça visitaram o Memorial do Judiciário, onde foram acolhidos pela Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, Corregedora-Geral da Justiça, que deu as boas-vindas ao grupo.
Outro destaque foi a visita à sede do TCE-RS, onde participaram de palestra sobre o papel do Tribunal de Contas, a democracia e a administração pública.
Eles também estiveram na Assembleia Legislativa, no Memorial do Legislativo, Memorial da Legalidade e Solar dos Câmara. 
 

Estudantes Vereadores por um dia - 2017
LUAN GABRIEL BAHC DE OLIVEIRA – Escola Estadual Timbaúva
ANA CAROLINA DANIGNO – Colégio Dom Bosco
EDUARDA KROLIKOWSKI – Colégio Concórdia
JUNIOR BELQUIOR WEBBER – Escola Estadual Pedro Meinerz
LEONARDO HENRIQUE HOFFERBER – Escola Municipal Francisco Xavier Giordani
JÚLIA VIER RAMOS – Escola Edmundo Pilz
NATÁLIA ZIRR IMMICH – Escola Estadual Cruzeiro
THAIANE MAXIMENCO – Escola Estadual Pedro de Oliveira Flores
WILLIAM MATHEUS CARVALHO – APAE
ANDRÉ GABRIEL ROCKENBACH – APADA
THIAGO DALL’AGO – Instituto Sinodal Da Paz
TATIANA ZIMMER BALIN – Escola Municipal Paul Harris
ANA ELOISE CAIBRE – Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima
JIULLIE MUNIEWEG – Escola Estadual Santos Dumont (Poli)
PATRÍCIA JAHN – Escola Estadual José Alfredo Nedel

Notícias

Definida composição das Comissões Permanentes da Câmara
Definida composição das Comissões Permanentes da Câmara

O Legislativo santa-rosense definiu a composição das cinco Comissões Permanentes da Câmara de Vereadores. Elas são formadas por quatro vereadores, três titulares e um suplente, representando todos os Partidos com representação na Casa. Cabem às Comissões, a análise dos projetos de leis, emitindo pareceres, buscando informações na comunidade, órgãos públicos e outros segmentos da sociedade.

Menção Honrosa para pedreiro que salvou criança de incêndio
Menção Honrosa para pedreiro que salvou criança de incêndio

O pedreiro Anderson Rodrigues da Silva, 25 anos, que se transformou em herói ao salvar em janeiro o menino Richard Tavares Padoan, 7 anos, que se encontrava em sua casa em chamas, será homenageado pela Câmara de Vereadores de Santa Rosa na próxima segunda-feira, dia 19.
Ele receberá da Mesa Diretora Menção Honrosa em ato marcado para às 19h30min, tendo por local o Plenário Étore Alberto Beltrame.

Audiência Pública vai apreciar Relatório de Gestão Financeira da Fundação de Saúde
Audiência Pública vai apreciar Relatório de Gestão Financeira da Fundação de Saúde

A Câmara de Vereadores de Santa Rosa realiza Audiência Pública na próxima quarta-feira, 21.
Convocada pela Comissão de Saúde, Direitos Humanos e Assistência Social, presidida pelo vereador Osório Antunes dos Santos, o encontro acontece a partir das 19h no plenário Étore Alberto Beltrame. Na oportunidade, a Fundação Municipal de Saúde apresenta Relatório Anual de Gestão Financeiro e Atenção à Saúde referente aos investimentos e ações da instituição no ano de 2017.

Próxima Sessão Ordinária será na quarta-feira
Próxima Sessão Ordinária será na quarta-feira

A Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores na próxima semana será realizada na quarta-feira de Cinzas, dia 14, a partir das 18h. Para definirem a Ordem do Dia, os vereadores se reúnem às 17h na Sala das Comissões, quando analisam os projetos de leis em tramitação a fim de dar o seu parecer. Durante a Sessão Ordinária, presidida por Renato Schaefer, os vereadores terão espaço para apresentar suas indicações/requerimentos e debater os projetos em pauta.

Legislativo realiza primeira sessão de 2018 nesta segunda-feira
Legislativo realiza primeira sessão de 2018 nesta segunda-feira

O ano legislativo da Câmara de Santa Rosa inicia nesta segunda-feira, 5, com a realização da primeira sessão ordinária de 2018, sob o comando do presidente Renato Schaefer. A sessão começa às 18h no Plenário Étore Alberto Beltrame quando será colocado em discussão e votação o Projeto de Lei Nº 56, que encontrava-se em tramitação antes do recesso.

Renato Schaefer se encontra com Vicini para tratar da reforma do prédio da Câmara
Renato Schaefer se encontra com Vicini para tratar da reforma do prédio da Câmara

O presidente da Câmara de Vereadores, Renato Schaefer, esteve em visita ao gabinete do prefeito Alcides Vicini na manhã desta terça-feira, 30. Na oportunidade, falou sobre as melhorias a serem implementadas no decorrer de 2018 junto ao espaço físico do Legislativo santa-rosense. Renato destacou a importância do prédio histórico que abriga a Câmara, explicando a necessidade de investimento de recursos para sua manutenção.

Aldemir Ulrich se licencia e Arlindo Schtreich assume vaga na Câmara de Vereadores
Aldemir Ulrich se licencia e Arlindo Schtreich assume vaga na Câmara de Vereadores

O suplente do PMDB, Arlindo Schtreich, assumirá a Câmara de Vereadores de Santa Rosa na próxima segunda-feira, 5 de fevereiro, durante a primeira sessão ordinária de 2018.
Ele ocupará a cadeira de Aldemir Ulrich, que solicitou licença do Legislativo pelo período de seis meses a fim de ocupar a Superintendência Operacional e Tecnológica do Hospital Vida & Saúde.

Câmara repassa valor da parcela da compra do Liminha ao Executivo
Câmara repassa valor da parcela da compra do Liminha ao Executivo

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores efetuou na manhã desta segunda-feira, 29, a entrega de cheque no valor de R$ 134 mil ao prefeito Alcides Vicini. O valor refere-se a primeira parcela do pagamento da compra do Colégio Franciscano Santa Rosa de Lima. O ato ocorreu no Legislativo e contou com as presenças do presidente da Câmara, Renato Schaefer e da 2ª secretária, Sonia Conti. Também prestigiaram a solenidade o contador Joel Faccin, o assessor jurídico Heitor Henrique Cardoso e o assessor da Mesa Diretora, Jonathan Accioly Schwerz.

Galeria 8 de Março deverá receber três novas fotografias no Mês da Mulher
Galeria 8 de Março deverá receber três novas fotografias no Mês da Mulher

As fotografias de Karina Kucharski, Sonia Conti e Lires Zimmermann Führ, que atuaram na 16ª Legislatura, encerrada em 31 de dezembro de 2016, passarão a integrar a Galeria 8 de Março, criada pela Câmara de Santa Rosa como forma de homenagear mulheres que exerceram as funções de vereadoras no município. Suas fotos somam-se às seis já existentes e que foram descerradas em solenidade realizada em 22 de março de 2015, durante programação do Mês da Mulher.

Mesa Diretora traça ações para a gestão 2018
Mesa Diretora traça ações para a gestão 2018

Mesmo em recesso parlamentar, a nova Mesa Diretora da Câmara de Santa Rosa esteve reunida nesta segunda-feira, 8, para tomar conhecimento das ações legislativas e desta forma projetar e implementar a política de gestão para 2018. A reunião, coordenada pelo presidente do Legislativo, Renato Schaefer, contou com as presenças dos vereadores Osório Antunes dos Santos (vice-presidente), Dado Silva (1º secretário) e Sônia Conti (2ª secretária), que integram a Mesa Diretora.

Cinco projetos de leis permanecem em pauta e serão retomados após o recesso
Cinco projetos de leis permanecem em pauta e serão retomados após o recesso

Cinco projetos de leis permanecem em tramitação na Câmara de Vereadores e deverão entrar na pauta nas primeiras sessões de 2018, após o recesso parlamentar. Três são oriundos do Executivo e dois de autoria de vereadores. Entre eles, o PL 39, que institui o Programa Santa Rosa mais Bela, a ser desenvolvido pelo Executivo, em parceria com a iniciativa privada e que somente entrará em pauta após o relatório final da CPI que trata do Painel eletrônico na rótula do Taffarel, já que o projeto contempla a adoção dos canteiros e espaços públicos.

IGAMTec esclarece problemas ocorridos no Portal da Câmara em dezembro
IGAMTec esclarece problemas ocorridos no Portal da Câmara em dezembro

No mês de dezembro de 2017, o Portal da Câmara de Vereadores de Santa Rosa, desenvolvido pelo IGAMTec, de Porto Alegre, esteve com período de instabilidade e fora do ar entre os dias 8 e 14. Conforme ofício enviado ao Legislativo santa-rosense e assinado pelo sócio-diretor empresa, Paulo César Flores, o datacenter passou por problema crítico e sem precedentes devido a atualização automática mal sucedida do sistema operacional do servidor, onde os sites e sistemas do IGAMTec encontravam-se armazenados.

Recesso parlamentar da Câmara vai até dia 31 de janeiro
Recesso parlamentar da Câmara vai até dia 31 de janeiro

O Legislativo santa-rosense definiu nesta semana os integrantes da Comissão Representativa de funcionamento no período de recesso parlamentar. Os vereadores foram indicados por suas respectivas bancadas. A primeira sessão ordinária de 2018 ocorre na segunda-feira, 5 de fevereiro.

Renato Schaefer assume o comando da Câmara de Vereadores
Renato Schaefer assume o comando da Câmara de Vereadores

Tomou posse na noite de terça-feira, 02 de janeiro, a nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Santa Rosa. A Sessão Solene ocorreu no plenário Étore Alberto Beltrame e reuniu lideranças locais que prestigiaram o ato que marcou o encerramento da gestão 2017, liderada pelo vereador Paulo Roberto dos Santos (PPS). Renato Schaefer (PMDB), passa a presidir o Legislativo, tendo como vice o vereador Osório Antunes dos Santos (PDT). Dado Silva (PT) e Sonia Conti (PCdoB) integram a Mesa, como 1º e 2º secretários, respectivamente.

2017 – um ano de intenso trabalho
2017 – um ano de intenso trabalho

Na noite de terça-feira, 02, durante Sessão Solene que marcou a posse da nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores para 2018, o vereador Paulo Roberto dos Santos, em sua manifestação, apresentou um relatório das principais ações desenvolvidas pelo Legislativo durante sua gestão. Lembrou que a Câmara foi um espaço de grandes discussões, citando temas relevantes que mereceram amplo debate por parte dos vereadores e da sociedade. Listou as audiências públicas que abordaram a questão dos trevos de acesso à cidade, utilização da área do Tapeporã, situação do hospital Dom Bosco, apreciação do novo Plano Diretor Participativo e Sustentável, aprovação do orçamento municipal e discussão e análise dos números e ações na área de saúde e do cumprimento das metas fiscais pelo Poder Executivo.