100%

Estudantes selecionados para projeto Vereador por um dia viajam a Porto Alegre

Os estudantes selecionados para o projeto Vereador por um dia cumprirão nesta quinta-feira, 26, em Porto Alegre, um extensa agenda elaborada pela Câmara de Vereadores de Santa Rosa. Acompanhados de professores e integrantes do projeto desenvolvido pelo Legislativo santa-rosense, os representantes de 15 educandários terão a oportunidade de conhecer as sedes dos poderes constituídos, onde poderão aprender um pouco mais sobre o papel de cada um dos órgãos na vida da sociedade gaúcha. 
A saída da comitiva está marcada para a noite desta quarta-feira, 25. 
Em Porto Alegre estarão no Palácio Piratini, sede do Governo do Estado, onde conhecerão as suas dependências e no Memorial do Legislativo, local que preserva e reserva a história do parlamento gaúcho.
Os jovens também estarão no Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativa, onde poderão acessar o Plenário 20 de Setembro, recebendo informações sobre o papel dos deputados e a forma que acontecem as sessões.  
O grupo também estará na sede do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul onde conhecerão detalhes sobre o papel que desenvolve o TCE na importante tarefa de fiscalizar e controlar os gastos públicos nas gestões dos poderes Executivo e Legislativo.
A viagem a Porto Alegre é a última etapa dos projetos Câmara nas Escolas e Vereador por um dia, antes da sessão especial marcada para o dia 7 de novembro. A Sessão Especial está confirmada para às 14h, oportunidade que eles viverão a experiência de ser vereador, substituindo os titulares.
Na tarde de terça-feira, 24, o grupo participou de reunião preparatória na Câmara, além de realizar visita de estudos ao Fórum e à prefeitura, onde foram recebidos pelo prefeito em exercício Luis Antônio Benvegnú.
 
Estudantes Vereadores por um dia - 2017
 
LUAN GABRIEL BAHC DE OLIVEIRA – Escola Estadual Timbaúva
ANA CAROLINA DANIGNO – Colégio Dom Bosco
EDUARDA KROLIKOWSKI – Colégio Concórdia
JUNIOR BELQUIOR WEBBER – Escola Estadual Pedro Meinerz
LEONARDO HENRIQUE HOFFERBER – Escola Municipal Francisco Xavier Giordani
JÚLIA VIER RAMOS – Escola Edmundo Pilz
NATÁLIA ZIRR IMMICH – Escola Estadual Cruzeiro
THAIANE MAXIMENCO – Escola Estadual Pedro de Oliveira Flores
WILLIAM MATHEUS CARVALHO – APAE
ANDRÉ GABRIEL ROCKENBACH – APADA
THIAGO DALL’AGO – Instituto Sinodal Da Paz
TATIANA ZIMMER BALIN – Escola Municipal Paul Harris
ANA ELOISE CAIBRE – Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima
JIULLIA MUNIEWEG – Escola Estadual Santos Dumont (Poli)
PATRÍCIA JAHN – Escola Estadual José Alfredo Nedel
Protocolos desta Publicação:Criado em: 25/10/2017 - 15:06:15 por: Claudiomiro Sorriso - Alterado em: 25/10/2017 - 15:06:15 por: Claudiomiro Sorriso

Notícias

Sessão Solene da Semana Farroupilha será no Piquete Parceria
Sessão Solene da Semana Farroupilha será no Piquete Parceria

A Sessão Solene em comemoração à Semana Farroupilha, realizada anualmente pelo Poder Legislativo, neste ano acontecerá no dia 17 de setembro, no Piquete Parceria, a partir das 20h. No ano passado, a atividade, inserida na programação da Semana Farroupilha de Santa Rosa, ocorreu no CTG Chama Crioula.

“Câmara nas Escolas” fecha o primeiro mês de visitas
“Câmara nas Escolas” fecha o primeiro mês de visitas

O Projeto Câmara nas Escolas encerra a agenda de agosto nesta quarta-feira, 28, quando a comitiva do Poder Legislativo estará na Escola Municipal Nossa Senhora da Glória, no Bairro Glória, às 8h. Ao todo, 15 educandários serão visitados até o dia 27 de setembro. Após, eles terão a incumbência de proceder a escolha do jovem que representará a escola no projeto Vereador por um dia, cuja Sessão Especial está confirmada para o mês de novembro.

Inscrição ao Diploma Paulo Freire prossegue
Inscrição ao Diploma Paulo Freire prossegue

Encerra no dia 17 de setembro, o período de inscrição de projetos que concorrerão ao Diploma Paulo Freire 2018. Organizado pela Câmara de Vereadores com o apoio do Conselho Municipal de Educação, a premiação é um reconhecimento ao trabalho realizado por professores e educandários de Santa Rosa em prol do ensino.

Audiência Pública debaterá LDO e orçamento do próximo ano
Audiência Pública debaterá LDO e orçamento do próximo ano

A Comissão de Finanças, Controle, Obras e Serviços Públicos da Câmara de Vereadores realiza no dia 28 deste mês, Audiência Pública para tratar do Projeto de Lei Nº 25/2018, que estabelece as diretrizes orçamentárias para o município de Santa Rosa, referente ao exercício de 2019.
A Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) deu entrada na pauta da sessão ordinária do dia 13 de agosto, sendo então elaborado um cronograma de tramitação pela Comissão, presidida pela vereadora Sonia Conti.

Sessões não serão transmitidas no período eleitoral
Sessões não serão transmitidas no período eleitoral

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, decidiu pela suspensão das transmissões, via Facebook e Youtube, das sessões do Legislativo durante o período eleitoral.
Desta forma, os trabalhos do Legislativo não poderão ser acompanhados nos canais disponibilizados até o dia 7 de outubro.   

Projeto Câmara nas Escolas teve início
Projeto Câmara nas Escolas teve início

Teve início na última semana o período de visitas do Projeto Câmara nas Escolas 2018. Durante os meses de agosto e setembro, 15 educandários selecionados receberão a comitiva do Legislativo, que levará informações sobre a importância e o papel da Câmara e dos Vereadores para a sociedade.
Nos encontros, estudantes do Ensino Fundamental e Médio recebem orientações e esclarecem dúvidas a respeito da política na vida do cidadão e o dia a dia dos vereadores junto às sessões, comissões permanentes da Câmara e a criação e votação de projetos de leis e a importância dos mesmos para o desenvolvimento do município. A estreia foi na Escola Estadual Cruzeiro na última quarta-feira, 15.

Estudantes da Bráulio de Oliveira visitam o Legislativo
Estudantes da Bráulio de Oliveira visitam o Legislativo

O presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Renato Schaefer, recebeu na manhã de quinta-feira, 16, a visita de alunos da 4ª série da Escola Estadual Bráulio de Oliveira, do Bairro Cruzeiro. Acompanhados de professoras, os estudantes cumpriram um roteiro que incluiu visita de estudos no Legislativo e Museu Municipal.

Diploma Paulo Freire abre inscrições no dia 20
Diploma Paulo Freire abre inscrições no dia 20

Inicia na próxima segunda-feira, 20, o período de inscrição de projetos educacionais para o Diploma Paulo Freire 2018. Professores e escolas de Santa Rosa podem se inscrever junto à sede do Conselho Municipal de Educação localizado junto ao prédio do antigo Colégio Liminha. Podem participar escolas públicas e privadas de todo o nível de ensino. O prazo de inscrição vai até 17 de setembro.

Projeto “Câmara nas Escolas” está de volta
Projeto “Câmara nas Escolas” está de volta

A Câmara de Vereadores inicia no dia 15 deste mês o roteiro de visitas aos educandários selecionados para participarem neste ano do projeto Câmara nas Escolas. Durante seis semanas, o Legislativo estará em 15 escolas para falar sobre a importância da Câmara na vida da sociedade e o papel dos vereadores no desenvolvimento do município.

Primeira sessão após o recesso é nesta segunda-feira
Primeira sessão após o recesso é nesta segunda-feira

A Câmara de Vereadores realiza na noite desta segunda-feira, 6, a primeira sessão ordinária após o recesso de 15 dias, encerrado neste final de semana. Os trabalhos têm início às 8h, quando a Mesa Diretora, liderada pelo presidente Luiz Renato Schaefer (MDB) se reúne para definir detalhes quanto às ações para o segundo semestre do ano.

Formada Comissão Representativa do Recesso
Formada Comissão Representativa do Recesso

Os vereadores de Santa Rosa estão em recesso até o dia 30 deste mês. A primeira sessão ordinária após este período regimental está marcada para às 18h do dia 6 de agosto. Até lá, o expediente é normal na Câmara de Vereadores, com servidores e assessores parlamentares atendendo o público das 8h30min às 11h30min e 13h30min às 17h.

Dois projetos aprovados na sessão extraordinária de segunda-feira
Dois projetos aprovados na sessão extraordinária de segunda-feira

Os vereadores aprovaram na manhã de segunda-feira, 15, dois projetos de leis durante sessão extraordinária convocada pelo presidente da Câmara, Luiz Renato Schaefer.
Após análise nas Comissões Permanentes e debates no plenário, foram aprovados por unanimidade o PL 21, que altera lei municipal e autoriza abertura de crédito adicionais especiais para o aeroporto e o projeto educacional Santa Rosa Nosso Planeta; e o projeto de Lei Complementar 137, alterando a redação da Lei Nº 40/2008, alterando atribuições de cargos do quadro de servidores municipais.  

Renato Schaefer convoca vereadores para duas sessões extraordinárias na segunda-feira
Renato Schaefer convoca vereadores para duas sessões extraordinárias na segunda-feira

Por solicitação do Executivo Municipal o presidente da Câmara, Luiz Renato Schaefer, convocou nesta sexta-feira os vereadores para duas sessões extraordinárias a serem realizadas na manhã de segunda-feira, 16, o primeiro dia do recesso legislativo. Na pauta, três Projetos de Leis (PLs) a serem discutidos e votados. A primeira sessão acontece às 09h30min e a segunda, às 10h30min.Antes, às 09h, os 15 vereadores se reúnem na Sala das Comissões a fim de avaliarem os PLs 20 e 21 e o Projeto de Lei Complementar Nº 137. Ambos deram entrada no Legislativo nos dias 02 e 09 deste mês.

Diretor de Conteúdo da AGERT visita presidente da Câmara de Vereadores
Diretor de Conteúdo da AGERT visita presidente da Câmara de Vereadores

O Diretor de Conteúdo da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT), Luciano Hintz Mallmann, esteve em visita ao gabinete do presidente da Câmara de Vereadores de Santa Rosa, Luiz Renato Schaefer, na manhã desta quarta-feira, 12. Na oportunidade, fez o convite para que o Legislativo participe do Seminário “Eleições 2018 – Diálogos Eleitorais”, que acontece no dia 31 deste mês no auditório da Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária (Acisap) do município.

Parceiros Voluntários propõe parceria com Legislativo para ações de educação para a cidadania
Parceiros Voluntários propõe parceria com Legislativo para ações de educação para a cidadania

O presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Renato Schaefer, recebeu integrantes da ONG Parceiros Voluntários (PV). Rúbia Belicanta, coordenadora da Parceiros em Santa Rosa e Guilherme Borba, coordenador nacional do Programa Valores na Educação falaram sobre temas relacionados aos projetos educacionais “Câmara nas Escolas”, do Poder Legislativo e o Programa Valores na Educação, desenvolvido pela organização.