Acessibilidade e inclusão presentes no site da Câmara de Santa Rosa

O portal da Câmara de Vereadores de Santa Rosa, desenvolvido pelo IGAM Tec de Porto Alegre, conta com o moderno aplicativo Hand Talk, um intérprete virtual que faz a tradução automática dos textos para Libras, a Língua Brasileira de Sinais.
Conhecido mundialmente e já presente em milhares de sites de empresas e organizações, a ferramenta ajuda a atender uma demanda importante: o acesso à informação para deficientes auditivos que, mesmo podendo ler, sentem dificuldades na interpretação da escrita já que, sua forma de comunicação é extremamente visual através da Libras.
Com o Hand Talk e a ajuda do personagem Hugo, os portadores de deficiência auditiva podem, com uma comunicação mais acessível, ter conhecimento das ações do Legislativo santa-rosense, de maneira clara e dinâmica. Desta forma, a Câmara de Santa Rosa proporciona a inclusão, através da acessibilidade, imprescindível nos dias atuais.
Seu uso é fácil e prático. Ao acessar o site www.camarasantarosa.rs.gov.br, basta clicar em uma notícia, projeto de lei ou qualquer texto e em seguida clicar no ícone Acessível em Libras, localizado no canto superior, à direita e depois, no texto desejado.
No mundo, existem mais de 300 milhões de deficientes auditivos, sendo 9,7 milhões no Brasil, segundo o IBGE (censo de 2010). E, conforme os dados, cerca de 70% deles, tem dificuldade em ler e escrever a língua escrita do país.
Com a ferramenta, a Câmara de Santa Rosa cumpre a Lei Brasileira de Inclusão (Nº 13.146, de 6 de julho de 2015) que, em seu artigo 63 destaca como obrigatório a acessibilidade nos sites, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.
O portal desenvolvido pelo IGAM Tec também oferece o Sistema Vision, que realiza a leitura em áudio de todo o conteúdo para atender a deficientes visuais. Há também a versão em alto contraste do site e o aumento das fontes, além do recurso para a conversão de documentos em PDF on-line para que se possa explorar o uso do zoom.

Câmara realiza duas Audiências Públicas na próxima terça-feira

Ambas audiências, aberta à população, ocorrem no Plenário Etore Alberto Beltrame. A primeira, convocada pela Comissão de Fiscalização, Controle, Obras e Serviços Públicos, presidida por Douglas Calixto, acontece a partir das 18h. A segunda acontece a partir das 19h e é convocada pela Comissão de Saúde, Direitos Humanos e Assistência Social, presidida por Osório Antunes dos Santos.

Câmara lamenta morte do pai da vereadora Márcia Carvalho

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vereadores comunica, com pesar, o falecimento de Irineu Weschenfelder, 69 anos, pai da vereadora Márcia Carvalho.Ele estava internado no Hospital de Caridade de Ijuí e faleceu nesta terça-feira, 23.

Audiência Pública na próxima semana vai debater Plano Diretor

A iniciativa faz parte do cronograma especial elaborado pela Comissão de Finanças, Controle, Obras e Serviços Públicos. Será às 19h no Plenário Étore Alberto Beltrame, da Câmara de Vereadores, quando será debatido o Projeto de Lei Nº 125, que trata sobre o Plano Diretor Participativo de Desenvolvimento Sustentável de Santa Rosa.

Vereadores conhecem proposta de aquisição do Colégio Liminha pela prefeitura

O prefeito Alcides Vicini, acompanhado do vice, Luis Antônio Benvegnú, esteve na manhã desta segunda-feira, 15, na Câmara de Vereadores, quando detalhou informações acerca da proposta de compra da estrutura física do Colégio Franciscano Santa Rosa de Lima – o Liminha. Pela área, situada na região onde iniciou a colonização de Santa Rosa, com cerca de 10 mil metros quadrados, a Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis pediu R$ 8 milhões.

Consulta Pública para analisar Projeto do Plano Diretor de Santa Rosa

A partir da próxima segunda-feira, 8 de maio, o Legislativo santa-rosense colocará no ar no seu site a CONSULTA PÚBLICA referente ao Projeto de Lei Complementar Nº 125/2017 (substitutivo nº 1/2017), que institui o Plano Diretor Participativo de Desenvolvimento Sustentável do Município de Santa Rosa. O procedimento faz parte do cronograma estabelecido pela Comissão de Finanças, Controle, Obras e Serviços Públicos da Câmara, presidida pelo vereador Douglas Calixto.

Câmara realizou importante debate sobre Reforma da Previdência

A vereadora Sonia Conti (PCdoB) deverá apresentar na próxima segunda-feira, relatório final da Audiência Pública realizada na última sexta-feira, 28 de abril e que debateu a Reforma da Previdência. O documento, após aprovado pela Câmara na próxima semana, será enviado ao Congresso Nacional, Senado e à Presidência da República.

Câmara sedia Seminário sobre Frente Parlamentar do Cooperativismo

A Câmara sedia nesta sexta-feira, 5, mais uma edição do Seminário das Frencoop’s municipais gaúchas. Será no Plenário Étore Alberto Beltrame, a partir das 9h. O evento é promovido pelo Sistema Ocergs – Sescoop/RS e terá a presença do presidente do Sistema, Vergílio Perius, que falará sobre “A expressão do cooperativismo gaúcho”.

Horário diferenciado na Câmara nesta sexta-feira

O expediente da Câmara de Vereadores de Santa Rosa nesta sexta-feira, 28 de abril, será das 07h30min às 13h30min. A decisão do presidente da Câmara, vereador Paulo Roberto dos Santos, foi comunicada na manhã desta quinta-feira aos servidores e assessores em reunião de trabalho ocorrida em seu gabinete.