Acessibilidade e inclusão presentes no site da Câmara de Santa Rosa

O portal da Câmara de Vereadores de Santa Rosa, desenvolvido pelo IGAM Tec de Porto Alegre, conta com o moderno aplicativo Hand Talk, um intérprete virtual que faz a tradução automática dos textos para Libras, a Língua Brasileira de Sinais.
Conhecido mundialmente e já presente em milhares de sites de empresas e organizações, a ferramenta ajuda a atender uma demanda importante: o acesso à informação para deficientes auditivos que, mesmo podendo ler, sentem dificuldades na interpretação da escrita já que, sua forma de comunicação é extremamente visual através da Libras.
Com o Hand Talk e a ajuda do personagem Hugo, os portadores de deficiência auditiva podem, com uma comunicação mais acessível, ter conhecimento das ações do Legislativo santa-rosense, de maneira clara e dinâmica. Desta forma, a Câmara de Santa Rosa proporciona a inclusão, através da acessibilidade, imprescindível nos dias atuais.
Seu uso é fácil e prático. Ao acessar o site www.camarasantarosa.rs.gov.br, basta clicar em uma notícia, projeto de lei ou qualquer texto e em seguida clicar no ícone Acessível em Libras, localizado no canto superior, à direita e depois, no texto desejado.
No mundo, existem mais de 300 milhões de deficientes auditivos, sendo 9,7 milhões no Brasil, segundo o IBGE (censo de 2010). E, conforme os dados, cerca de 70% deles, tem dificuldade em ler e escrever a língua escrita do país.
Com a ferramenta, a Câmara de Santa Rosa cumpre a Lei Brasileira de Inclusão (Nº 13.146, de 6 de julho de 2015) que, em seu artigo 63 destaca como obrigatório a acessibilidade nos sites, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.
O portal desenvolvido pelo IGAM Tec também oferece o Sistema Vision, que realiza a leitura em áudio de todo o conteúdo para atender a deficientes visuais. Há também a versão em alto contraste do site e o aumento das fontes, além do recurso para a conversão de documentos em PDF on-line para que se possa explorar o uso do zoom.

Em análise o projeto que trata da instituição do Programa Família Acolhedora

A proposta, que já tramitou pelos Conselhos Municipais está sendo apreciada pelos vereadores. Nos últimos dias, eles ouviram explanações da diretora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Deomira Girardi, e dos juízes que atendem a Vara da Infância e Juventude, Eduardo Sávio Busanello, de Santa Rosa, e Luis Carlos Rosa, de Santo Ângelo.

Sessão da próxima semana será na terça-feira

A Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores da próxima segunda-feira, foi transferida para terça-feira, 02 de maio. A decisão da Mesa Diretora, segundo o presidente do Legislativo, Paulo Roberto dos Santos, deve-se ao feriado nacional do Dia do Trabalhador, comemorado em 01 de maio.

Legislativo recebeu material do Concurso Público para arquivamento

Representantes do Instituto Excelência, empresa responsável pela aplicação do Concurso Público estiveram no Legislativo fazendo a entrega de todo o material resultado da aplicação da prova, aplicada no dia 05 de fevereiro. Membros da Mesa Diretora, servidores da Câmara e integrantes da Comissão Executiva do Concurso acompanharam a entrega do material, que permanecerá arquivado.

Audiência Pública vai tratar da Reforma da Previdência

A organização é da Comissão Especial da Reforma da Previdência, criada pela Câmara de Vereadores de Santa Rosa e presidida pelo vereador Dado Silva, que já realizou reuniões para tratar do tema. Integram a Comissão os vereadores Claudio Schmidt (vice-presidente), Sonia Conti (Relatora) e Miro Jesse, Osório Antunes, Aldair Melchior (membros).

Agentes políticos não tiveram reajuste em seus subsídios

Vereadores, prefeito, vice-prefeito e secretários municipais não tiveram reajustes em seus subsídios com a aprovação dos projetos que concederam aumento aos servidores públicos municipais, aprovados na última terça-feira, 11. Em março de 2016 foram aprovados os projetos congelando por dois anos, sem direito a reposição da inflação, os subsídios dos agentes políticos municipais de Santa Rosa.

Aprovados projetos sobre salário dos servidores

Aprovados por unanimidade os projetos de leis que deram entrada nesta segunda-feira, 10, em regime de urgência e que foram debatidos e votados na Sessão Extraordinária realizada pelo Legislativo às 12h30min desta terça-feira, 11.

Vereadores convocados para Sessão Extraordinária nesta terça-feira

O presidente da Câmara, Paulo Roberto dos Santos, convocou os vereadores para Sessão Extraordinária, que acontece às 12h30min, para apreciação e votação de projetos de leis que tratam de revisão geral anual dos salários dos servidores públicos, aposentados e pensionistas do Previrosa, além do reajuste de R$ 200,00 para R$ 250,00 no vale alimentação.

Legislativo homenageou 10ª Delegacia de Polícia

O diretor da Delegacia de Polícia do Interior, Fernando Antônio Sodré de Oliveira, mesmo em férias, fez questão de estar em Santa Rosa para prestigiar a cerimônia e enaltecer o trabalho desenvolvido e o resultado alcançado pela 10ª DP, comandada pelo delegado Ubirajara Diehl Júnior.