Novo site da Câmara de Vereadores é apresentado à sociedade

A Câmara de Vereadores lançou na manhã desta quarta-feira, 14, seu novo portal na Internet. O ato aconteceu no Plenário Étore Alberto Beltrame e reuniu integrantes da imprensa, representantes de entidades do município e assessores dos vereadores. Entre os presentes, Arcanjo Eduardo Menezes, gerente da ONG Observatório Social – Santa Rosa, e representantes da Escola de Ensino Médio Concórdia para Surdos.
O advogado André Barbi, diretor do Instituto Gama de Assessoria (IGAM), que presta assessorias a órgãos públicos na região Sul esteve presente e falou da importância da nova ferramenta, desenvolvida pelo IGAMTec, braço tecnológico do Instituto, que tem sua sede em Porto Alegre.
Foram apresentadas informações referentes às ferramentas do novo site, criado com o intuito de aproximar o cidadão do Poder Legislativo. O canal, que entrará oficialmente no ar pelo atual endereço: www.camarasantarosa.rs.gov.br terá como foco principal o acesso fácil e ágil à informação e a transparência das ações da Câmara e seus vereadores.
Dinâmico, o portal oferece menus de acessos inteligentes e com melhor navegabilidade e interatividade. Com sua dinâmica, dá respostas rápidas e precisas às pesquisas feitas pelos internautas quanto a leis, projetos e notícias relacionadas.
Como novidade, dispõe de diversas ferramentas com a finalidade de proporcionar a inclusão de pessoas com deficiência no âmbito legislativo. Entre elas, um sistema de tradução em Libras para deficientes auditivos e, para deficientes visuais, o Sistema Vision, que realiza a leitura em áudio do conteúdo do portal. O radialista Magno Araújo, que é deficiente visual, testou a ferramenta e destacou como positiva a iniciativa da Câmara de Vereadores, pois além de sua funcionalidade, o portal proporciona a acessibilidade.
O novo portal reúne histórico da Câmara e do município, como uma Linha do Tempo que apresenta todos os presidentes nos 80 anos do Legislativo, desde Alfredo Leandro Carlson (1935) até os dias atuais. Lista os vereadores e informa o dia a dia da Câmara através das matérias apresentadas nas sessões. Também oferece ao cidadão, o acesso à Ordem do Dia, Projetos em Tramitação e Atas das sessões realizadas, além de publicações oficiais como editais e licitações, entre outros.
O internauta terá facilidade no acompanhamento dos projetos em tramitação, podendo ser acessado o estágio de cada matéria até sua aprovação e posterior promulgação. Se preferir, ao se cadastrar, o cidadão poderá receber em seu e-mail o andamento das mesmas.
No portal é possível, por exemplo, encontrar leis desde 1948, com ferramentas disponíveis para o download em PDF e impressão.
Cumprindo a Lei Nº 12.527/2011, que regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas, a Câmara de Vereadores de Santa Rosa pretende elevar a participação social, oferecendo em seu novo Portal, mecanismos que possibilitam, a qualquer pessoa, sem necessidade de apresentar motivo, o recebimento de informações que são públicas. No canal constam formulários de solicitação e links para o acompanhamento do pedido.

Publicado Resultado Final do Concurso Público da Câmara

O Instituto Excelência publicou nesta quarta-feira, 22, o Edital com a Homologação do Resultado Final do concurso Público da Câmara de Vereadores de Santa Rosa. Desta forma, concluindo todas as etapas do cronograma estabelecido, desde a publicação do Edital do Concurso e a abertura das inscrições, em 02 de dezembro de 2016.

Instituto Excelência publica novos Editais sobre o Concurso Público da Câmara

Seguindo o critério estabelecido e cumprindo etapas previstas no cronograma do concurso público da Câmara, foram publicados três editais: um dando motivos e justificativas de alterações e anulações de questões da prova objetiva, outro, o Gabarito Oficial Rerratificado do Edital e o último, constando a Lista de Classificação Final Ampla Concorrência.

Programação do Mês da Mulher tem palestra com deputada Manuela

Prossegue a programação especial do Mês da Mulher de Santa Rosa. No sábado, às 15h30min, acontece palestra que abordará a violência contra a mulher e os Direitos da Mulher, Infância e Juventude. A palestrante será a deputada estadual Manuela D\'Ávila, que é Procuradora Especial da Mulher, da Assembleia Legislativa.

Servidores da Câmara participam de campanha de doação de sangue

Motivados pela Mesa Diretora, assessores parlamentares e servidores estiveram no Hemocentro de Santa Rosa para efetuar a doação de sangue. Acompanhado pela vereadora Sonia Conti, vice-presidente da Câmara, o grupo fez questão de aderir à campanha e saiu satisfeito em poder ser doador, alguns, pela primeira vez.

Mesa Diretora presta homenagem às servidoras da Câmara

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores prestou homenagem às servidoras e assessoras parlamentares pela passagem do Dia Internacional da Mulher. O ato ocorreu na tarde desta quarta-feira, 8, no gabinete do presidente Paulo Roberto dos Santos.

Concurso realizou prova prática de motorista

Candidatos ao cargo de Motorista do Concurso Público da Câmara de Vereadores, realizaram prova prática neste domingo, 05. Dos 13 convocados, apenas um não compareceu. O vereador Paulo Roberto dos Santos, presidente da Câmara, servidores e integrantes da Comissão Executiva do Concurso, estiveram no local para acompanhar o andamento dos trabalhos.

Vereadores recebem prefeito para esclarecer projeto do Plano Diretor do município

Acompanhado de integrantes do setor jurídico da Prefeitura e membros do Governo, o prefeito Alcides Vicini esteve na manhã desta segunda-feira, 6, na Câmara de Vereadores, quando participou de reunião para esclarecer dúvidas a respeito do Projeto de Lei Complementar Nº 125, que trata do Plano Diretor Participativo de Desenvolvimento Sustentável.