100%

Novo site da Câmara de Vereadores é apresentado à sociedade

A Câmara de Vereadores lançou na manhã desta quarta-feira, 14, seu novo portal na Internet. O ato aconteceu no Plenário Étore Alberto Beltrame e reuniu integrantes da imprensa, representantes de entidades do município e assessores dos vereadores. Entre os presentes, Arcanjo Eduardo Menezes, gerente da ONG Observatório Social – Santa Rosa, e representantes da Escola de Ensino Médio Concórdia para Surdos.
O advogado André Barbi, diretor do Instituto Gama de Assessoria (IGAM), que presta assessorias a órgãos públicos na região Sul esteve presente e falou da importância da nova ferramenta, desenvolvida pelo IGAMTec, braço tecnológico do Instituto, que tem sua sede em Porto Alegre.
Foram apresentadas informações referentes às ferramentas do novo site, criado com o intuito de aproximar o cidadão do Poder Legislativo. O canal, que entrará oficialmente no ar pelo atual endereço: www.camarasantarosa.rs.gov.br terá como foco principal o acesso fácil e ágil à informação e a transparência das ações da Câmara e seus vereadores.
Dinâmico, o portal oferece menus de acessos inteligentes e com melhor navegabilidade e interatividade. Com sua dinâmica, dá respostas rápidas e precisas às pesquisas feitas pelos internautas quanto a leis, projetos e notícias relacionadas.
Como novidade, dispõe de diversas ferramentas com a finalidade de proporcionar a inclusão de pessoas com deficiência no âmbito legislativo. Entre elas, um sistema de tradução em Libras para deficientes auditivos e, para deficientes visuais, o Sistema Vision, que realiza a leitura em áudio do conteúdo do portal. O radialista Magno Araújo, que é deficiente visual, testou a ferramenta e destacou como positiva a iniciativa da Câmara de Vereadores, pois além de sua funcionalidade, o portal proporciona a acessibilidade.
O novo portal reúne histórico da Câmara e do município, como uma Linha do Tempo que apresenta todos os presidentes nos 80 anos do Legislativo, desde Alfredo Leandro Carlson (1935) até os dias atuais. Lista os vereadores e informa o dia a dia da Câmara através das matérias apresentadas nas sessões. Também oferece ao cidadão, o acesso à Ordem do Dia, Projetos em Tramitação e Atas das sessões realizadas, além de publicações oficiais como editais e licitações, entre outros.
O internauta terá facilidade no acompanhamento dos projetos em tramitação, podendo ser acessado o estágio de cada matéria até sua aprovação e posterior promulgação. Se preferir, ao se cadastrar, o cidadão poderá receber em seu e-mail o andamento das mesmas.
No portal é possível, por exemplo, encontrar leis desde 1948, com ferramentas disponíveis para o download em PDF e impressão.
Cumprindo a Lei Nº 12.527/2011, que regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas, a Câmara de Vereadores de Santa Rosa pretende elevar a participação social, oferecendo em seu novo Portal, mecanismos que possibilitam, a qualquer pessoa, sem necessidade de apresentar motivo, o recebimento de informações que são públicas. No canal constam formulários de solicitação e links para o acompanhamento do pedido.                   
  

 

Notícias

Audiência Pública na próxima semana vai debater Plano Diretor
Audiência Pública na próxima semana vai debater Plano Diretor

A iniciativa faz parte do cronograma especial elaborado pela Comissão de Finanças, Controle, Obras e Serviços Públicos. Será às 19h no Plenário Étore Alberto Beltrame, da Câmara de Vereadores, quando será debatido o Projeto de Lei Nº 125, que trata sobre o Plano Diretor Participativo de Desenvolvimento Sustentável de Santa Rosa.

Vereadores conhecem proposta de aquisição do Colégio Liminha pela prefeitura
Vereadores conhecem proposta de aquisição do Colégio Liminha pela prefeitura

O prefeito Alcides Vicini, acompanhado do vice, Luis Antônio Benvegnú, esteve na manhã desta segunda-feira, 15, na Câmara de Vereadores, quando detalhou informações acerca da proposta de compra da estrutura física do Colégio Franciscano Santa Rosa de Lima – o Liminha. Pela área, situada na região onde iniciou a colonização de Santa Rosa, com cerca de 10 mil metros quadrados, a Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis pediu R$ 8 milhões.

Consulta Pública para analisar Projeto do Plano Diretor de Santa Rosa
Consulta Pública para analisar Projeto do Plano Diretor de Santa Rosa

A partir da próxima segunda-feira, 8 de maio, o Legislativo santa-rosense colocará no ar no seu site a CONSULTA PÚBLICA referente ao Projeto de Lei Complementar Nº 125/2017 (substitutivo nº 1/2017), que institui o Plano Diretor Participativo de Desenvolvimento Sustentável do Município de Santa Rosa. O procedimento faz parte do cronograma estabelecido pela Comissão de Finanças, Controle, Obras e Serviços Públicos da Câmara, presidida pelo vereador Douglas Calixto.

Câmara realizou importante debate sobre Reforma da Previdência
Câmara realizou importante debate sobre Reforma da Previdência

A vereadora Sonia Conti (PCdoB) deverá apresentar na próxima segunda-feira, relatório final da Audiência Pública realizada na última sexta-feira, 28 de abril e que debateu a Reforma da Previdência. O documento, após aprovado pela Câmara na próxima semana, será enviado ao Congresso Nacional, Senado e à Presidência da República.

Câmara sedia Seminário sobre Frente Parlamentar do Cooperativismo
Câmara sedia Seminário sobre Frente Parlamentar do Cooperativismo

A Câmara sedia nesta sexta-feira, 5, mais uma edição do Seminário das Frencoop’s municipais gaúchas. Será no Plenário Étore Alberto Beltrame, a partir das 9h. O evento é promovido pelo Sistema Ocergs – Sescoop/RS e terá a presença do presidente do Sistema, Vergílio Perius, que falará sobre “A expressão do cooperativismo gaúcho”.

Horário diferenciado na Câmara nesta sexta-feira
Horário diferenciado na Câmara nesta sexta-feira

O expediente da Câmara de Vereadores de Santa Rosa nesta sexta-feira, 28 de abril, será das 07h30min às 13h30min. A decisão do presidente da Câmara, vereador Paulo Roberto dos Santos, foi comunicada na manhã desta quinta-feira aos servidores e assessores em reunião de trabalho ocorrida em seu gabinete.

Em análise o projeto que trata da instituição do Programa Família Acolhedora
Em análise o projeto que trata da instituição do Programa Família Acolhedora

A proposta, que já tramitou pelos Conselhos Municipais está sendo apreciada pelos vereadores. Nos últimos dias, eles ouviram explanações da diretora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Deomira Girardi, e dos juízes que atendem a Vara da Infância e Juventude, Eduardo Sávio Busanello, de Santa Rosa, e Luis Carlos Rosa, de Santo Ângelo.

Sessão da próxima semana será na terça-feira
Sessão da próxima semana será na terça-feira

A Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores da próxima segunda-feira, foi transferida para terça-feira, 02 de maio. A decisão da Mesa Diretora, segundo o presidente do Legislativo, Paulo Roberto dos Santos, deve-se ao feriado nacional do Dia do Trabalhador, comemorado em 01 de maio.