Vereadores e assessores conhecem novo portal da Câmara

Vereadores e assessores parlamentares tiveram acesso nesta semana ao novo portal que o Legislativo santa-rosense está desenvolvendo e que entrará no ar em breve.
A apresentação do novo site, esteve a cargo da Agente de Secretaria da Câmara, Cris Lisiê Kurylo e do Assessor da Mesa Diretora, responsável pela Assessoria de Comunicação, Claudiomiro Sorriso, que mostraram todas as novidades e esclareceram dúvidas quanto ao novo portal, desenvolvido pelo IGAMTec de Porto Alegre.
Moderno e funcional, o portal, que substituirá o atual site, cumpre a Lei de Acesso à Informação e traz o Portal Transparência de forma dinâmica para o cidadão, oferecendo menus de acessos inteligentes e com melhor navegabilidade e interatividade.
O portal reúne histórico da Câmara e do município, como uma Linha do Tempo que apresenta todos os presidentes nos 80 anos do Legislativo, desde Alfredo Leandro Carlson (1935) até os dias atuais. Lista os atuais vereadores e informa o dia a dia da Câmara através das matérias apresentadas nas sessões. Também oferece ao cidadão, o acesso à Ordem do Dia, Projetos em Tramitação e Atas das sessões realizadas, além de publicações oficiais como editais e licitações, entre outros.
Segundo Claudiomiro Sorriso, a dinâmica do Portal dá respostas rápidas e precisas às pesquisas feitas pelos internautas quanto à leis, projetos e notícias relacionadas. No TV Câmara, por exemplo, além da transmissão on-line das sessões, vídeos de todas as anteriores ficarão disponíveis ao cidadão.
Ele explica que, como forma de cumprir normas de inclusão social e acessibilidade, o portal desenvolvido pelo IGAMTec também usa ferramentas que oferecem leitura de todas as publicações, tradução em libras do conteúdo, tamanho de fonte adaptável e versão do site em alto contraste, para pessoas com deficiência na visão.
Conforme Cris Kurylo, há também a facilidade no acompanhamento dos projetos em tramitação, podendo ser acessado o estágio de cada matéria até sua aprovação e posterior promulgação. No portal é possível, por exemplo, encontrar leis desde 1948, com ferramentas disponíveis para o download em PDF, impressão e recursos de zoom.
Nos próximos dias os assessores parlamentares receberão orientações e treinamentos para que possam acessar o canal de seus vereadores e abastecer com conteúdo, como as indicações e projetos de leis apresentados por cada parlamentar nas sessões.

Horário diferenciado na Câmara nesta sexta-feira

O expediente da Câmara de Vereadores de Santa Rosa nesta sexta-feira, 28 de abril, será das 07h30min às 13h30min. A decisão do presidente da Câmara, vereador Paulo Roberto dos Santos, foi comunicada na manhã desta quinta-feira aos servidores e assessores em reunião de trabalho ocorrida em seu gabinete.

Em análise o projeto que trata da instituição do Programa Família Acolhedora

A proposta, que já tramitou pelos Conselhos Municipais está sendo apreciada pelos vereadores. Nos últimos dias, eles ouviram explanações da diretora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Deomira Girardi, e dos juízes que atendem a Vara da Infância e Juventude, Eduardo Sávio Busanello, de Santa Rosa, e Luis Carlos Rosa, de Santo Ângelo.

Sessão da próxima semana será na terça-feira

A Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores da próxima segunda-feira, foi transferida para terça-feira, 02 de maio. A decisão da Mesa Diretora, segundo o presidente do Legislativo, Paulo Roberto dos Santos, deve-se ao feriado nacional do Dia do Trabalhador, comemorado em 01 de maio.

Legislativo recebeu material do Concurso Público para arquivamento

Representantes do Instituto Excelência, empresa responsável pela aplicação do Concurso Público estiveram no Legislativo fazendo a entrega de todo o material resultado da aplicação da prova, aplicada no dia 05 de fevereiro. Membros da Mesa Diretora, servidores da Câmara e integrantes da Comissão Executiva do Concurso acompanharam a entrega do material, que permanecerá arquivado.

Audiência Pública vai tratar da Reforma da Previdência

A organização é da Comissão Especial da Reforma da Previdência, criada pela Câmara de Vereadores de Santa Rosa e presidida pelo vereador Dado Silva, que já realizou reuniões para tratar do tema. Integram a Comissão os vereadores Claudio Schmidt (vice-presidente), Sonia Conti (Relatora) e Miro Jesse, Osório Antunes, Aldair Melchior (membros).

Agentes políticos não tiveram reajuste em seus subsídios

Vereadores, prefeito, vice-prefeito e secretários municipais não tiveram reajustes em seus subsídios com a aprovação dos projetos que concederam aumento aos servidores públicos municipais, aprovados na última terça-feira, 11. Em março de 2016 foram aprovados os projetos congelando por dois anos, sem direito a reposição da inflação, os subsídios dos agentes políticos municipais de Santa Rosa.

Aprovados projetos sobre salário dos servidores

Aprovados por unanimidade os projetos de leis que deram entrada nesta segunda-feira, 10, em regime de urgência e que foram debatidos e votados na Sessão Extraordinária realizada pelo Legislativo às 12h30min desta terça-feira, 11.

Vereadores convocados para Sessão Extraordinária nesta terça-feira

O presidente da Câmara, Paulo Roberto dos Santos, convocou os vereadores para Sessão Extraordinária, que acontece às 12h30min, para apreciação e votação de projetos de leis que tratam de revisão geral anual dos salários dos servidores públicos, aposentados e pensionistas do Previrosa, além do reajuste de R$ 200,00 para R$ 250,00 no vale alimentação.

Legislativo homenageou 10ª Delegacia de Polícia

O diretor da Delegacia de Polícia do Interior, Fernando Antônio Sodré de Oliveira, mesmo em férias, fez questão de estar em Santa Rosa para prestigiar a cerimônia e enaltecer o trabalho desenvolvido e o resultado alcançado pela 10ª DP, comandada pelo delegado Ubirajara Diehl Júnior.