100%

Vereadores e assessores conhecem novo portal da Câmara

Vereadores e assessores parlamentares tiveram acesso nesta semana ao novo portal que o Legislativo santa-rosense está desenvolvendo e que entrará no ar em breve.
A apresentação do novo site, esteve a cargo da Agente de Secretaria da Câmara, Cris Lisiê Kurylo e do Assessor da Mesa Diretora, responsável pela Assessoria de Comunicação, Claudiomiro Sorriso, que mostraram todas as novidades e esclareceram dúvidas quanto ao novo portal, desenvolvido pelo IGAMTec de Porto Alegre.
Moderno e funcional, o portal, que substituirá o atual site, cumpre a Lei de Acesso à Informação e traz o Portal Transparência de forma dinâmica para o cidadão, oferecendo menus de acessos inteligentes e com melhor navegabilidade e interatividade.
O portal reúne histórico da Câmara e do município, como uma Linha do Tempo que apresenta todos os presidentes nos 80 anos do Legislativo, desde Alfredo Leandro Carlson (1935) até os dias atuais. Lista os atuais vereadores e informa o dia a dia da Câmara através das matérias apresentadas nas sessões. Também oferece ao cidadão, o acesso à Ordem do Dia, Projetos em Tramitação e Atas das sessões realizadas, além de publicações oficiais como editais e licitações, entre outros.  
Segundo Claudiomiro Sorriso, a dinâmica do Portal dá respostas rápidas e precisas às pesquisas feitas pelos internautas quanto à leis, projetos e notícias relacionadas. No TV Câmara, por exemplo, além da transmissão on-line das sessões, vídeos de todas as anteriores ficarão disponíveis ao cidadão.
Ele explica que, como forma de cumprir normas de inclusão social e acessibilidade, o portal desenvolvido pelo IGAMTec também usa ferramentas que oferecem leitura de todas as publicações, tradução em libras do conteúdo, tamanho de fonte adaptável e versão do site em alto contraste, para pessoas com deficiência na visão.
Conforme Cris Kurylo, há também a facilidade no acompanhamento dos projetos em tramitação, podendo ser acessado o estágio de cada matéria até sua aprovação e posterior promulgação. No portal é possível, por exemplo, encontrar leis desde 1948, com ferramentas disponíveis para o download em PDF, impressão e recursos de zoom.
Nos próximos dias os assessores parlamentares receberão orientações e treinamentos para que possam acessar o canal de seus vereadores e abastecer com conteúdo, como as indicações e projetos de leis apresentados por cada parlamentar nas sessões.

Notícias

Sessão Especial para marcar os 40 anos da Liga Feminina de Combate ao Câncer
Sessão Especial para marcar os 40 anos da Liga Feminina de Combate ao Câncer

A Câmara Municipal de Vereadores realiza na próxima segunda-feira, 21, Sessão Especial para a entrega de Menção Honrosa à Liga Feminina de Combate ao Câncer de Santa Rosa, para marcar os 40 anos de sua fundação. Será às 20h no Plenário Étore Alberto Beltrame. A homenagem foi proposta pelo vereador Nelci Dani (PP) e aprovada por unanimidade.

Aprovado novo Plano Diretor de Santa Rosa
Aprovado novo Plano Diretor de Santa Rosa

Em sessão ordinária realizada na segunda-feira, 7 de agosto, a Câmara de Vereadores debateu e aprovou o Projeto de Lei Complementar Nº 125/2017, que dispõe sobre o novo Plano Diretor Participativo de Desenvolvimento Sustentável de Santa Rosa. O Projeto foi amplamente debatido em todas as suas etapas de organização, elaboração e no período em que tramitou no Legislativo santa-rosense, recebendo, inclusive, emendas apresentadas pelos vereadores e pela sociedade, através de consulta pública disponibilizada no mês de maio deste ano.

Inscrições para projeto Paulo Freire serão em setembro
Inscrições para projeto Paulo Freire serão em setembro

A Câmara de Vereadores e o Conselho Municipal de Educação iniciam o período de divulgação que antecede à fase de inscrição de projetos ao Diploma Paulo Freire. A premiação é uma ação que acontece todos os anos, e foi instituída em 2001. Escolas interessadas devem protocolar seu projeto de 01 a 29 de setembro.

José Albino Rohr é o mais novo Cidadão Santa-rosense
José Albino Rohr é o mais novo Cidadão Santa-rosense

Com um grande público presente, a Câmara de Vereadores concedeu na noite desta segunda-feira o Título de Cidadão Santa-rosense ao professor e ex-vereador José Albino Rohr.
A Sessão Solene, que reuniu lideranças políticas, empresariais, religiosas e comunitária, ocorreu no Plenário Étore Alberto Beltrame e integrou a programação oficial do Mês de Aniversário de Santa Rosa.

José Albino Rohr receberá título de Cidadão Santa-rosense no dia 07
José Albino Rohr receberá título de Cidadão Santa-rosense no dia 07

A Câmara de Vereadores realiza Sessão Solene para a entrega de Título de Cidadão Santa-rosense ao professor e ex-vereador José Albino Rohr. Será na próxima segunda-feira, 07 de agosto. A Sessão ocorre às 20h junto ao Plenário Étore Alberto Beltrame e está inserida na programação oficial do Mês de Aniversário de Santa Rosa.

Votação do novo Plano Diretor será no dia 07
Votação do novo Plano Diretor será no dia 07

Na manhã de hoje, os vereadores se reuniram nas Salas das Comissões para debater o Projeto de Lei Complementar Nº 125/2017, que dispõe sobre o novo Plano Diretor Participativo de Desenvolvimento Sustentável de Santa Rosa e que iria para votação na sessão desta terça-feira.

Sonia encaminha projetos aprovados para sanção do prefeito Paulinho
Sonia encaminha projetos aprovados para sanção do prefeito Paulinho

A presidente em exercício da Câmara de Vereadores, Sonia Conti, encaminhou na tarde desta quarta-feira, 12, dois projetos de leis para a sanção do prefeito em exercício Paulo Roberto dos Santos. Eles foram aprovados nas sessões realizadas nesta semana junto ao Plenário Étore Alberto Beltrame.

Audiência Pública nesta terça-feira debaterá o Plano Plurianual de Santa Rosa
Audiência Pública nesta terça-feira debaterá o Plano Plurianual de Santa Rosa

A audiência, convocada pela Comissão de Fiscalização, Controle, Obras e Serviços Públicos, acontece a partir das 19h no Plenário Étore Alberto Beltrame. O Projeto de Lei sobre o PPA deverá entrar na Ordem do Dia para discussão e votação, nas primeiras sessões de agosto, após o período de recesso de 15 dias do Legislativo. 

Vereadores da região visitam Legislativo santa-rosense
Vereadores da região visitam Legislativo santa-rosense

A Câmara de Vereadores recebeu nesta semana, em dois momentos distintos, a visita de representantes de Câmaras da região, que vieram conhecer a estrutura organizacional do Legislativo santa-rosense e obter detalhes de alguns projetos que aqui são colocados em prática.