Vereadores e assessores conhecem novo portal da Câmara

Vereadores e assessores parlamentares tiveram acesso nesta semana ao novo portal que o Legislativo santa-rosense está desenvolvendo e que entrará no ar em breve.
A apresentação do novo site, esteve a cargo da Agente de Secretaria da Câmara, Cris Lisiê Kurylo e do Assessor da Mesa Diretora, responsável pela Assessoria de Comunicação, Claudiomiro Sorriso, que mostraram todas as novidades e esclareceram dúvidas quanto ao novo portal, desenvolvido pelo IGAMTec de Porto Alegre.
Moderno e funcional, o portal, que substituirá o atual site, cumpre a Lei de Acesso à Informação e traz o Portal Transparência de forma dinâmica para o cidadão, oferecendo menus de acessos inteligentes e com melhor navegabilidade e interatividade.
O portal reúne histórico da Câmara e do município, como uma Linha do Tempo que apresenta todos os presidentes nos 80 anos do Legislativo, desde Alfredo Leandro Carlson (1935) até os dias atuais. Lista os atuais vereadores e informa o dia a dia da Câmara através das matérias apresentadas nas sessões. Também oferece ao cidadão, o acesso à Ordem do Dia, Projetos em Tramitação e Atas das sessões realizadas, além de publicações oficiais como editais e licitações, entre outros.
Segundo Claudiomiro Sorriso, a dinâmica do Portal dá respostas rápidas e precisas às pesquisas feitas pelos internautas quanto à leis, projetos e notícias relacionadas. No TV Câmara, por exemplo, além da transmissão on-line das sessões, vídeos de todas as anteriores ficarão disponíveis ao cidadão.
Ele explica que, como forma de cumprir normas de inclusão social e acessibilidade, o portal desenvolvido pelo IGAMTec também usa ferramentas que oferecem leitura de todas as publicações, tradução em libras do conteúdo, tamanho de fonte adaptável e versão do site em alto contraste, para pessoas com deficiência na visão.
Conforme Cris Kurylo, há também a facilidade no acompanhamento dos projetos em tramitação, podendo ser acessado o estágio de cada matéria até sua aprovação e posterior promulgação. No portal é possível, por exemplo, encontrar leis desde 1948, com ferramentas disponíveis para o download em PDF, impressão e recursos de zoom.
Nos próximos dias os assessores parlamentares receberão orientações e treinamentos para que possam acessar o canal de seus vereadores e abastecer com conteúdo, como as indicações e projetos de leis apresentados por cada parlamentar nas sessões.

Audiência Pública na próxima semana vai debater Plano Diretor

A iniciativa faz parte do cronograma especial elaborado pela Comissão de Finanças, Controle, Obras e Serviços Públicos. Será às 19h no Plenário Étore Alberto Beltrame, da Câmara de Vereadores, quando será debatido o Projeto de Lei Nº 125, que trata sobre o Plano Diretor Participativo de Desenvolvimento Sustentável de Santa Rosa.

Vereadores conhecem proposta de aquisição do Colégio Liminha pela prefeitura

O prefeito Alcides Vicini, acompanhado do vice, Luis Antônio Benvegnú, esteve na manhã desta segunda-feira, 15, na Câmara de Vereadores, quando detalhou informações acerca da proposta de compra da estrutura física do Colégio Franciscano Santa Rosa de Lima – o Liminha. Pela área, situada na região onde iniciou a colonização de Santa Rosa, com cerca de 10 mil metros quadrados, a Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis pediu R$ 8 milhões.

Consulta Pública para analisar Projeto do Plano Diretor de Santa Rosa

A partir da próxima segunda-feira, 8 de maio, o Legislativo santa-rosense colocará no ar no seu site a CONSULTA PÚBLICA referente ao Projeto de Lei Complementar Nº 125/2017 (substitutivo nº 1/2017), que institui o Plano Diretor Participativo de Desenvolvimento Sustentável do Município de Santa Rosa. O procedimento faz parte do cronograma estabelecido pela Comissão de Finanças, Controle, Obras e Serviços Públicos da Câmara, presidida pelo vereador Douglas Calixto.

Câmara realizou importante debate sobre Reforma da Previdência

A vereadora Sonia Conti (PCdoB) deverá apresentar na próxima segunda-feira, relatório final da Audiência Pública realizada na última sexta-feira, 28 de abril e que debateu a Reforma da Previdência. O documento, após aprovado pela Câmara na próxima semana, será enviado ao Congresso Nacional, Senado e à Presidência da República.

Câmara sedia Seminário sobre Frente Parlamentar do Cooperativismo

A Câmara sedia nesta sexta-feira, 5, mais uma edição do Seminário das Frencoop’s municipais gaúchas. Será no Plenário Étore Alberto Beltrame, a partir das 9h. O evento é promovido pelo Sistema Ocergs – Sescoop/RS e terá a presença do presidente do Sistema, Vergílio Perius, que falará sobre “A expressão do cooperativismo gaúcho”.

Horário diferenciado na Câmara nesta sexta-feira

O expediente da Câmara de Vereadores de Santa Rosa nesta sexta-feira, 28 de abril, será das 07h30min às 13h30min. A decisão do presidente da Câmara, vereador Paulo Roberto dos Santos, foi comunicada na manhã desta quinta-feira aos servidores e assessores em reunião de trabalho ocorrida em seu gabinete.

Em análise o projeto que trata da instituição do Programa Família Acolhedora

A proposta, que já tramitou pelos Conselhos Municipais está sendo apreciada pelos vereadores. Nos últimos dias, eles ouviram explanações da diretora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Deomira Girardi, e dos juízes que atendem a Vara da Infância e Juventude, Eduardo Sávio Busanello, de Santa Rosa, e Luis Carlos Rosa, de Santo Ângelo.

Sessão da próxima semana será na terça-feira

A Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores da próxima segunda-feira, foi transferida para terça-feira, 02 de maio. A decisão da Mesa Diretora, segundo o presidente do Legislativo, Paulo Roberto dos Santos, deve-se ao feriado nacional do Dia do Trabalhador, comemorado em 01 de maio.