100%

Nova Mesa Diretora assume os trabalhos

A vereadora Lires Zimmermann Führ (PP) tomou posse oficialmente na sexta-feira, 02 de janeiro, como presidente da Câmara de Vereadores de Santa Rosa para o período de 2015. 
A sessão solene ocorreu no plenário Etore Alberto Beltrame e contou com a presença de lideranças, familiares e dos 15 vereadores que compõe o Legislativo. Os trabalhos iniciais foram coordenados por Fernando Classmann (PTB) que agradeceu ao apoio recebido no período em que foi presidente, tanto por parte dos integrantes da Mesa como os demais colegas vereadores, assessores e servidores da Casa. 
Classmann agradeceu também seu partido e destacou a importância das inúmeras ações ocorridas em 2014, como grandes e importantes debates junto às audiências públicas que abordaram temas ligados ao futuro da comunidade. Lembrou o projeto Câmara nas Escolas, que mobilizou mais de 1.500 estudantes, o Vereador por Um dia, com a escolha de 15 estudantes e o Vereador Idoso por um Dia. Classmann também citou números, como as 59 sessões realizadas no ano, entre as ordinárias, extraordinárias, especiais e solenes, que resultaram na votação de 91 leis ordinárias e complementares e apreciação de 763 proposições apresentadas pelos vereadores.
Classmann destacou a política de economicidade da Mesa Diretora, que resultou na devolução de 47% do orçamento da Câmara ao Executivo. 
Por sua vez, Lires Zimmermann Führ, a segunda mulher a presidir a Câmara de Vereadores na história de Santa Rosa, agradeceu ao seu partido, aos familiares e colegas vereadores por todo apoio recebido. Disse que sua proposta é trabalhar com união e responsabilidade, a fim de contribuir com o desenvolvimento do município. 
A sessão contou com a presença do pastor Elmar Santoro e do vice-prefeito, Luis Antônio Benvegnú, que representou o prefeito Alcides Vicini.
Ao encerrar, Lires lembrou que a próxima sessão ocorre em 02 de fevereiro, após o recesso de 30 dias. Anunciou também que a Comissão Representativa de Recesso foi formada e conta com os seguintes vereadores: Paulinho dos Santos (PPS), Osório Antunes dos Santos (PDT), Sônia Conti (PCdoB), Claudio Schmidt (PMDB), Nerci Rufino (PTB), Nelci Dani (PP) e Dado Silva (PT).

Notícias

Definido cronograma final para votação do novo Plano Diretor de Santa Rosa
Definido cronograma final para votação do novo Plano Diretor de Santa Rosa

O dia 05 de julho será a última data estabelecida para que os vereadores possam apresentar emendas ao projeto, que já foi debatido na Câmara com a população, em Audiência Pública ocorrida no dia 01 de junho. O PL 125 deverá entrar na Ordem do Dia para primeira discussão em 10 de julho e, em 2ª discussão e votação final na Sessão Ordinária do dia 01 de agosto. 

Mesa Diretora da Câmara recebe visita da Comissão Central da ExpoCruzeiro
Mesa Diretora da Câmara recebe visita da Comissão Central da ExpoCruzeiro

O grupo apresentou detalhes da organização do evento, programado para ocorrer de 6 a 10 de setembro no Bairro Cruzeiro e recebeu a informação de que, a exemplo do que ocorreu na 5ª edição, o Legislativo se fará presente na ExpoCruzeiro com um estande, onde servidores, assessores e vereadores, manterão contato permanente com os visitantes.

Vereadores aprovam projeto de incentivo à construção civil
Vereadores aprovam projeto de incentivo à construção civil

Denominado de “Santa Rosa, Minha Casa”, a proposta visa incentivar o setor habitacional, através da concessão da isenção do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISQN/ISS) aos futuros empreendimentos habitacionais e construções populares na cidade, incluídos no Programa Federal “Minha Casa, Minha Vida”.

Câmara realiza Sessão Extraordinária nesta terça-feira
Câmara realiza Sessão Extraordinária nesta terça-feira

A Câmara de Vereadores de Santa Rosa realiza Sessão Extraordinária nesta terça-feira, 20 de junho. Na Ordem do Dia, será apreciado o Projeto de Lei Nº 21/2017, que autoriza o município – através da Fundação Municipal da Saúde – a repassar R$ 350.065,39 à Associação Beneficente Dom Bosco (Abosco), mantenedora do Hospital Dom Bosco.

Aprovado Projeto de Lei que cria Programa Criança Feliz
Aprovado Projeto de Lei que cria Programa Criança Feliz

A Câmara de Vereadores de Santa Rosa aprovou por unanimidade nesta segunda-feira, 5, o Projeto de Lei Nº 16/2017, que institui e dispõe sobre o Programa Primeira Infância no SUAS -  Sistema Único de Assistência Social, que em âmbito do município se chamará Programa Criança Feliz, Santa Rosa Mais Proteção.

Legislativo realiza Sessão Extraordinária nesta terça-feira
Legislativo realiza Sessão Extraordinária nesta terça-feira

Na pauta, o Projeto de Lei Nº 18/2017, que autoriza o município a celebrar convênio com o Governo do Estado a fim de realizar obra de infraestrutura viária na via de acesso à comunidade do Distrito de Sete de Setembro. A Sessão, convocada pelo presidente Paulo Roberto dos Santos, acontece às 17h30min no Plenário Étore Alberto Beltrame.

Câmara realiza duas Audiências Públicas na terça-feira
Câmara realiza duas Audiências Públicas na terça-feira

Ambas audiências, aberta à população, ocorrem no Plenário Etore Alberto Beltrame. A primeira, convocada pela Comissão de Fiscalização, Controle, Obras e Serviços Públicos, presidida por Douglas Calixto, acontece a partir das 18h. A segunda acontece a partir das 19h e é convocada pela Comissão de Saúde, Direitos Humanos e Assistência Social, presidida por Osório Antunes dos Santos.

Câmara lamenta morte do pai da vereadora Márcia Carvalho
Câmara lamenta morte do pai da vereadora Márcia Carvalho

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vereadores comunica, com pesar, o falecimento de Irineu Weschenfelder, 69 anos, pai da vereadora Márcia Carvalho.Ele estava internado no Hospital de Caridade de Ijuí e faleceu nesta terça-feira, 23.

Audiência Pública vai debater Plano Diretor
Audiência Pública vai debater Plano Diretor

A iniciativa faz parte do cronograma especial elaborado pela Comissão de Finanças, Controle, Obras e Serviços Públicos. Será às 19h no Plenário Étore Alberto Beltrame, da Câmara de Vereadores, quando será debatido o Projeto de Lei Nº 125, que trata sobre o Plano Diretor Participativo de Desenvolvimento Sustentável de Santa Rosa.

Vereadores conhecem proposta de aquisição do Colégio Liminha pela prefeitura
Vereadores conhecem proposta de aquisição do Colégio Liminha pela prefeitura

O prefeito Alcides Vicini, acompanhado do vice, Luis Antônio Benvegnú, esteve na manhã desta segunda-feira, 15, na Câmara de Vereadores, quando detalhou informações acerca da proposta de compra da estrutura física do Colégio Franciscano Santa Rosa de Lima – o Liminha. Pela área, situada na região onde iniciou a colonização de Santa Rosa, com cerca de 10 mil metros quadrados, a Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis pediu R$ 8 milhões.